Como os papas escolhem o seu nome?

A escolha de um novo nome é uma decisão pessoal do pontífice eleito.

Carol Peres | 9 de Maio de 2025 às 10:20

A escolha do nome indica suas ideias e prioridades. - uzhursky/iStock

O Conclave elegeu o cardeal Robert Francis Prevost como o novo papa nesta quinta-feira (08). O primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos escolheu o nome Leão XIV e é esperado que ele dê continuidade ao legado de Francisco, falecido em 21 de abril de 2025.

O momento tão aguardado pela comunidade cristã reuniu uma multidão de fiéis na frente da Basílica de São Pedro após a fumaça branca, mas também acendeu uma dúvida em pessoas menos familiarizadas com a religião sobre a escolha dos nomes usados pela figura de autoridade máxima da Igreja Católica.

O que acontece depois do Conclave?

O Conclave é um processo que envolve uma série de ritos e tradições da Igreja Católica, e que chega ao fim quando os votos chegam ao menos aos 2/3 do total. Assim, segundo matéria do Globo com informações de agências de notícias, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, faz duas perguntas ao escolhido:  "Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?" e "Como deseja ser chamado?"

RELACIONADAS

Chocolate amargo diminui as chances de desenvolver diabetes, de acordo com estudo

Madeleine McCann: Justiça britânica divulga resultado do teste de DNA de jovem que afirma ser a menina desaparecida

Atriz Fernanda Rodrigues conta que descobriu traição ao vivo pela TV

Caso a resposta da primeira pergunta seja sim, o cardeal torna-se Papa. Os outros cardeais expressam seus gestos de respeito e obediência, e então o novo bispo vai para a Sala das Lágrimas. Trata-se de um cômodo ao fundo da Capela Sistina onde o novo Papa veste a batina papal branca. Esse é um momento de reflexão e que marca a transição de cardeal a papa.

Depois, o nome de batismo e o nome escolhido do novo papa é anunciado, e ele faz sua primeira aparição, dando início a um novo pontificado.

Como e por que os papas escolhem outro nome?

De acordo com a CNN e a Exame, São Pedro, o primeiro papa e um dos 12 apóstolos, foi rebatizado por Jesus, mas a tradição começou com João II em 533. Ele mudou o nome 'Mercúrio' foi sua associação ao deus romano e pagão o tornava inadequado para o papel que estava para assumir. 

De forma geral, o que tem orientado a escolha dos pontífices é a admiração por figuras históricas, como outros papas. Até 2013, com a eleição de Jorge Bergoglio, todos escolhiam nomes papais anteriores a si, mas Francisco decidiu evocar o santo italiano Francisco de Assis, que desejava "uma Igreja para os pobres". 

João (21), Gregório (16), Bento (15), Clemente (14), Leão e Inocêncio (13) são os nomes papais mais utilizados. 

Compartilhe:
papa conclave nome do Papa Papa Leão XIV

AS MAIS LIDAS

Quem é a brasileira que emocionou ao ler a Oração Universal no conclave?

5 curiosidades sobre o Vaticano que você talvez não saiba

Por que os cardeais usam vermelho? Entenda o significado das cores usadas durante o conclave

Corpus Christi: próximo feriado prolongado será em junho; veja detalhes