Entenda como funciona o procedimento de tatuagem nos dentes, novo procedimento viral, mas que dentistas desencorajam.
Já imaginou fazer uma tatuagem nos dentes? Depois das tatuagens nos olhos, essa nova tendência estética surgiu na China e vem ganhando força nas redes sociais nos últimos meses. Com a premissa de personalizar os sorrisos com desenhos, esse procedimento virou pauta entre dentistas e nós vamos te explicar como ele funciona.
Como funciona uma tatuagem nos dentes
Sejam desenhos, símbolos ou frases, a tatuagem nos dentes é um serviço oferecido por clínicas odontológicas e utiliza coroas impressas em 3D, pode custar algo em torno de 2.000 iuanes, valor aproximado de cerca de R$ 1.400 a R$ 1.500.
Os desenhos vão dos corações e estrelas até frases motivacionais como “fique rico” ou “garanta o sucesso”, muitas vezes exibidos com orgulho em vídeos e fotos nas redes sociais.
A tatuagem nos dentes oferece riscos para a saúde
Embora essa ideia tenha apelo estético para alguns e pareça uma forma divertida de esbanjar estilo, isso não vem sem riscos. Um dos principais problemas é que, para encaixar ou fixar essas coroas personalizadas, frequentemente se faz desgaste no esmalte natural do dente, uma estrutura que não se regenera, ocasionando em um dano permanente.
"A internet faz parecer que é só um detalhe, mas na odontologia, um detalhe pode significar a integridade do dente inteiro. O esmalte é nossa primeira linha de defesa. Comprometê-lo por uma tendência é como tirar o capacete no meio de uma corrida de moto. É um risco desnecessário e, muitas vezes, irreversível", adverte o dentista Dr. Frederico Coelho ao G1.
Outros riscos incluem:
- Aumentada sensibilidade dentária e dor, devido à exposição de estruturas internas dos dentes.
- Inflamação e possíveis infecções gengivais ou pulpares (ou seja, que atinjam a polpa dentária, a parte viva do dente). Correio Braziliense+1
- Dificuldade no encaixe das coroas, o que pode gerar acúmulo de placa, mau hálito, e maior predisposição a cáries em áreas onde a higiene é dificultada.
- Maior chance de fraturas ou danos estruturais à coroa ou mesmo ao dente natural por conta da personalização e desgaste.
Novamente, embora a tatuagem dentária e as personalizações nos dentes possam parecer uma forma inovadora de garantir estilo, os profissionais da área pedem para que as pessoas tenham cautela.
"Nós, dentistas, compreendemos o desejo de autoexpressão. Por isso, orientamos que qualquer tipo de personalização dentária – de joias a lentes de contato – seja feita com materiais biocompatíveis, procedimentos reversíveis e, acima de tudo, que não comprometam a estrutura do dente. Ninguém precisa escolher entre ser fashion e ser saudável", orientou o Dr. Frederico.