A técnica com fins estéticos não é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina por ser muito invasiva.
A apresentadora e youtuber Maya Massafera chamou a atenção da internet ao realizar um procedimento para mudar a cor dos olhos. Ela mostrou detalhes da consulta, da escolha de cores e do processo em um vlog publicado em seu perfil no Instagram na última quinta (19).
Além de ser irreversível, a técnica com fins estéticos não é permitida no Brasil, o que despertou a dúvida nos seguidores de Maya sobre como funciona a modificação da cor dos olhos.
Entenda o procedimento que muda a cor dos olhos
Maya Massafera viajou para a França para realizar o procedimento conhecido como ceratopigmentação, e mudou a cor dos olhos do castanho para uma tonalidade verdade.
A técnica consiste na aplicação de micropigmentos nas camadas internas da córnea, segundo O Globo. Esses micropigmentos podem ser metálicos, como ouro, prata ou platina ou 'não metálicos', e o processo é controverso por apresentar alguns riscos à saúde do paciente.
Não é a primeira vez que a ceratopigmentação fica em alta, pois uma jovem brasileira viralizou em janeiro de 2024 depois de realizar a 'tatuagem da córnea' com fins estéticos na Suíça.
Na época, o caso acendeu um alerta, visto que o procedimento é desaconselhado em pacientes saudáveis pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e não autorizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), como foi no caso da jovem e de Maya. As informações são da Agência Brasil.
Quando a ceratopigmentação é recomendada?
Segundo o CBO, a aplicação de pigmentos na córnea é um procedimento de alto risco com resultados irreversíveis, e deve ser realizado apenas sob estrita recomendação médica. A intervenção cirúrgica normalmente é indicada apenas para pacientes com cegueira permanente ou com baixa visão extrema, com o objetivo de tentar recuperar a aparência de um olho normal.
"Muitos pacientes que apresentam cegueira permanente em um olho sofrem com o estigma social que sua aparência pode provocar. A ceratopigmentação é uma técnica indicada para casos em que o paciente cego não se adapta à lente de contato cosmética (lente de contato colorida), ou quando não há indicação de evisceração ou enucleação (retirada do globo ocular) para adaptação de prótese ocular", explicou a cirurgiã oftalmologista Juliana Feijó Santos em matéria do CBO.
Quais os riscos da cirurgia de mudança da cor dos olhos?
Juliana Feijó destaca também que é essencial ter cuidados de biossegurança e pós-operatórios, já que a ceratopigmentação é um processo invasivo de alto risco.
"É muito importante estar atento ao estado prévio do olho a ser operado, uma vez que a patologia de base pode influenciar nas intercorrências, como perfurações em córneas finas, neoplasias [tumores] não diagnosticadas previamente, ou até o desenvolvimento de herpes ocular, ou rejeição de um transplante de córnea preexistente", acrescentou Juliana.
Estes são alguns dos possíveis problemas associados à ceratopigmentação:
- Infecção;
- Inflamação;
- Redução da visão;
- Dor no olho;
- Ardência;
- Sensação de areia;
- Aversão à luz;
- Cegueira permanente em alguns casos.
E você, já conhecia o procedimento de ceratopigmentação? Não deixe de compartilhar essa matéria com pode se interessar pelo tema e fique ligado para mais conteúdos!