Saiba se é verdade que a massagem facial com colher pode beneficiar a beleza e o aspecto da sua pele do rosto.
Na era da beleza acessível e dos truques caseiros que viralizam nas redes sociais, a massagem facial com colher tem chamado atenção e se destacado por prometer efeitos milagrosos. Redução de inchaço, estímulo à circulação e até melhora na firmeza da pele, a técnica tem conquistado cada vez mais adeptos. Mas será que realmente funciona? Vamos te contar a verdade.
Como é feita a massagem facial com colher?
A técnica consiste em utilizar colheres de meta para realizar movimentos suaves sobre o rosto. As colheres podem ser aplicadas frias ou em temperatura ambiente, com a ajuda de um óleo ou creme hidratante para facilitar o deslizamento na pele. O suposto objetivo é estimular a circulação sanguínea, drenar líquidos acumulados e suavizar linhas de expressão.
Massagem facial com colher funciona?
Não há comprovação que este tipo de massagem facial proporcione benefícios para o rosto. De acordo com o médico dermatologista Wesley Ferreira em entrevista ao Metrópoles, as massagens faciais costumam ser sugeridas para ativar a circulação do sangue na face, favorecendo a absorção de substâncias benéficas e melhorando o aspecto da pele. No entanto, ele afirma que não há evidências científicas sólidas que comprovem a eficácia desses exercícios.
“Na minha opinião, esse tipo de prática não tem fundamento. O movimento constante dos músculos do rosto pode contribuir para o surgimento de marcas na pele, como rugas temporárias causadas pela expressão ou vincos permanentes que aparecem após anos de contração repetitiva da musculatura”, explicou.
Esse procedimento tem riscos?
O dermatologista alerta que o excesso de movimentação em determinadas partes do rosto pode trazer consequências negativas. “Fazer repetidamente expressões na testa ou entre as sobrancelhas, onde aparecem as chamadas linhas de expressão mais marcadas, pode contribuir para o surgimento de marcas permanentes”, destaca o especialista. Portanto, sim, esse procedimento coloca o aspecto da sua pele em risco.
Fazer movimentos e massagens faciais sem a recomendação e o acompanhamento de um dermatologista pode prejudicar o aspecto da cútis. “Fazer os movimentos sem orientação pode gerar prejuízos. Apesar disso, na hora de aplicar os cremes faciais, é possível realizar movimentos para reduzir o inchaço. Se quer melhorar a circulação, o ideal é fazer movimentos suaves do centro do rosto para as laterais”, indica o médico.