É fácil evitar estes problemas, basta fazer alguns ajustes conscientes na sua rotina.
Que o inverno é marcado pelas baixas temperaturas todo mundo já sabe. Por outro lado, a rotina de cuidados capilares de muitas pessoas possui hábitos que danificam os fios sem que elas percebam. Isso é especialmente alarmante durante a estação mais fria do ano, que já pode trazer problemas.
Os dias frios favorecem o surgimento de frizz e o ressecamento do cabelo, e ninguém gosta de cabelos fracos e opacos, não é? Felizmente, alguns ajustes simples na sua rotina já têm o poder de salvar as madeixas!
Erros comuns nos cuidados capilares de inverno
Estas são algumas dicas de especialista que vão fazer toda a diferença no seu cabelo, confira!
1. Tomar banhos muito quentes
Durante o inverno é difícil resistir a um banho quente, mas você não precisa exagerar na temperatura. Lave os fios com a água morna para evitar que os fios fiquem ressecados.
"A alta temperatura, além de ressecar os fios, pode ainda criar um efeito rebote e aumentar a oleosidade do couro cabeludo, um movimento que acontece como forma de proteção do corpo contra a agressão gerada pelo calor. Por conta disso, é muito comum ter um aumento em casos de dermatite seborreica e na proliferação de fungos durante o inverno", explicou a tricologista Renata Vasconcellos à Vogue.
2. Usar fontes de calor sem proteção térmica
Nos dias frios é comum também utilizar o secador de cabelo para agilizar a secagem, ou de difusores e outras fontes de calor para a modelagem dos fios. Independente do que você for usar, é indispensável aplicar um protetor térmico antes.
Apenas certifique-se de secar bem os fios, para evitar problemas decorrentes da umidade excessiva. Tente também usar o secador com a temperatura média, pois isso reduz a possibilidade de danos.
3. Reduzir a frequência de lavagens
O tempo gelado pode dar uma preguicinha de cuidar bem dos cabelos, mas realizar a limpeza dos fios regularmente é fundamental para mantê-los bonitos e saudáveis.
"Quando ficamos muito tempo sem higienizar o cabelo, oleosidade, poluição, suor e células mortas vão sendo acumulados no couro cabeludo e podem obstruir a saída do folículo piloso, além de causar uma proliferação dos fungos. Tal hábito pode levar à foliculite, o que atrapalha que novos fios nasçam, e provocar inflamações que resultam na queda de cabelo", alerta Renata.
4. Negligenciar a hidratação
O inverno é o momento para potencializar a hidratação das madeixas, visto que os fios ficam expostos a condições potencialmente prejudiciais, como já mencionado antes, as temperaturas elevadas. E você não precisa investir naquelas máscaras caríssimas, pode até preparar a sua máscara de hidratação caseira!
5. Exagerar no shampoo a seco
Embora o shampoo a seco seja um herói naqueles momentos em que não foi possível higienizar os fios, usá-lo em excesso pode prejudicar o seu cabelo.
"Ele serve para uma emergência, para aquele dia de frio extremo e que você não conseguiu lavar os cabelos. Nada de usar frequentemente, pois ele pode contribuir com o ressecamento, principalmente do couro cabeludo, levando ao frizz e a queda", detalhou o hair stylist Rodrigo Cintra à Exame.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar essa matéria com aquela amiga que já tem cabelos bonitos, e que vão ficar ainda mais incríveis com essas dicas! Confira também as outras matérias de beleza da Seleções.