Saiba as melhores formas de chegar na Bienal do Rio e evite dores de cabeça no dia do evento.
Thyago Soares | 10 de Junho de 2025 às 16:00
A Bienal do Livro do Rio está chegando e é uma oportunidade e tanto para quem é um leitor ávido de comprar novos livros, conhecer novas obras e participar de um evento gigante. Sediada no RioCentro, um dos maiores centros de convenções da América Latina, situado na Barra da Tijuca, a Bienal atrai milhares de visitantes e é necessário saber chegar ao evento de forma segura para evitar dores de cabeça e garantir um trajeto seguro e rápido.
Como mencionamos, o RioCentro está localizado na Barra da Tijuca, local privilegiado quando o assunto é acessibilidade e transporte público. O bairro carioca conta com diversas modalidades de transporte que prometem atender as necessidades do público. De modo geral, o transporte público é a melhor escolha para ir à Bienal! Abaixo, vamos elaborar melhor.
BRTO BRT é a forma mais eficiente de acesso. Em dias de grande movimento e fins de semana, costuma haver operação especial, ligando o Terminal Paulo da Portela, em Madureira, ao Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, bem próxima ao Riocentro.
Também há linhas regulares ligando demais estações à estação mais próxima ao RioCentro, saindo de locais como o Jardim Oceânico, o Recreio e Vila Militar. Uma grande vantagem do uso do BRT está na sua integração com o metrô! Aquelas pessoas que vem da Zona Sul ou Norte podem usar a Linha 4 do metrô até Jardim Oceânico e depois embarcar no BRT. O percurso até o Riocentro dura cerca de 35 minutos
Ônibus convencionaisDiversas linhas urbanas também atendem a região. Da Zona Sul e Centro, você pode pegar ônibus com destino ao Terminal Alvorada e, de lá, seguir pelo BRT até o evento.
O uso de transportes particulares é menos recomendado, uma vez que o trânsito pode ficar lento nos acessos e vias que levam ao RioCentro, especialmente nos dias de grandes eventos como a Bienal. Além disso, as vagas de estacionamento dentro do centro de convenções são limitadas e envolve a necessidade do pagamento de tarifas para deixar veículos no local. Veja os preços para estacionar no local no site oficial do RioCentro.
Cidade alemã oferece moradia gratuita para atrair novos habitantes
Pesquisa revela as melhores capitais para quem usa bicicleta no dia a dia
Cidade histórica no interior de SP encanta com charme europeu e preços baixos
4 pontos para conhecer no Santuário Nacional de Aparecida