Descubra lugares encantadores no Brasil e no exterior que combinam temperaturas amenas com paisagens deslumbrantes, boa comida e experiências únicas.
Ainda que o Brasil não seja um país com um inverno tão rigoroso, é possível aproveitar as baixas temperaturas! Seja em destinos que replicam o charme arquitetônico europeu, em museus interessantes ou atividades ao ar livre, certamente existe um local ideal para a sua viagem de férias.
Para quem quer aproveitar as férias de julho, listamos 25 destinos imperdíveis para curtir o frio.
Melhores destinos de inverno
A região Sul é a mais procurada nesta época do ano. Mas, o Sudeste e o Centro-Oeste do país não ficam de fora, com boas opções. Sozinho, em casal ou com a família, o que não faltam são opções para curtir o inverno brasileiro. Confira!
1. Campos do Jordão (SP)
Wikimedia Commons
Também conhecida como a Suíça Brasileira, Campos do Jordão une o charme europeu à uma riqueza histórica e diversas opções encantadoras de hospedagem, alimentação e atividade no interior de São Paulo. Se você deseja uma viagem tranquila e com vistas naturais de tirar o fôlego, vale a pena conhecer Campos do Jordão e se aventurar pelos museus e centro turístico de Capivari!
2. Petrópolis (RJ)
Wikimedia Commons
Se engana quem pensa que o estado do Rio de Janeiro é apenas um destino de verão. Petrópolis fica na Região Serrana do Rio e encanta a todos com seus parques, paisagens e catedrais e museus. É claro, o Museu Imperial é o grande destaque do município, que é considerado um dos mais seguros do país.
3. Gramado (RS)
Wikimedia Commons
Gramado é um excelente destino para quem deseja realmente desfrutar das temperaturas frias do inverno. A cidade localizada na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, proporciona uma experiência única para todos os gostos, desde passeios românticos de trem, conexão com a natureza nos parques naturais e zoológico à parada obrigatória no parque Snowland.
4. Santiago, Chile
Wikimedia Commons
Apaixone-se pela Cordilheira dos Andes, viva experiências na neve e conheça mais sobre a história da cosmopolita capital do Chile. Santiago é o destino perfeito para quem deseja viver um lado mais tranquilo do país, e conta com uma quantidade notável de museus e parques, além de ser ótima para experimentar vinhos e a gastronomia local.
5. Ouro Preto (MG)
Wikimedia Commons
A arquitetura colonial, as obras de artistas renomados, como Aleijadinho e Mestre Ataíde, a culinária local, os museus, as Igrejas... Não faltam motivos para visitar a cidade colonial que fica em Minas Gerais, o inverno é o momento perfeito para isso, pois o clima ameno e a pouca chuva permite que você desfrute de cada detalhe do centro histórico.
6. Chapada dos Veadeiros (GO)
Wikimedia Commons
A Chapada dos Veadeiros destaca-se pelos deslumbrantes desfiladeiros, formações de cristais de quartzo, piscinas rochosas, quedas de água, além de um incrível parque de biodiversidade. É um paraíso em que a natureza dá um verdadeiro show.
7. Buenos Aires, Argentina
Wikimedia Commons
Outra excelente opção de destino internacional é Buenos Aires, na Argentina. A capital conta com belíssimas construções, como o Puerto Madero, museus e teatros. Não deixe de conferir nesta matéria as atrações imperdíveis de Buenos Aires!
8. Fortaleza (CE)
Wikimedia Commons
Também é possível realizar atividades ao ar livre e aquáticas mesmo durante o inverno. O clima é seco e com pouca chuva em Fortaleza durante o mês de julho, então você pode visitar as Praias de Iracema e Meireles. Além disso, é em julho que acontece o Fortal, quase um Carnaval fora de época, perfeito para quem ama curtir festas e shows!
9. Jalapão (TO)
Wikimedia Commons
O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira dunas douradas, paisagens irresistíveis e cachoeiras. É um lugar que vai promover relaxamento e contato com a natureza, e você precisa assistir ao pôr do sol e explorar os fervedouros e cachoeiras. É impossível não se emocionar com tanta grandiosidade.
10. Paraty (RJ)
Wikimedia Commons
Outro lugar irresistível no Rio de Janeiro é Paraty. Essa cidade reúne belezas naturais com uma riqueza histórica, então você pode fazer um passeio pelas igrejas e outros pontos que datam do período colonial, esfrutar da movimentação que acontece à noite no centro da cidade e conhecer o processo de produção da famosa cachaça local. Julho é um período com menos chuvas, o que te permite visitar também as cachoeiras e andar de barco.
11. Valle Nevado, Chile
Wikimedia Commons
Se você sonha em conhecer a neve, esquiar e aproveitar tudo o que a neve tem a lhe oferecer, então o Valle Nevado é o destino certo para você! Ainda que você não pratique esportes de inverno, as montanhas nevadas são um show a parte.
12. Bariloche, Argentina
Wikimedia Commons
Bariloche é também um ótimo destino para quem se interessa em atividades, como esqui, snowboard, trekking e passeios de barco. A cidade é ainda rodeada por lagos cristalinos, montanhas cobertas de neve e florestas exuberantes, além de ser conhecida pelo seu chocolate.
13. Anavilhanas (AM)
Wikimedia Commons
Anavilhanas pode te oferecer também uma experiência única e diferente. O arquipélago conta com passeios de barco, contato direto com uma enorme variedade de animais, e trilhas, tudo isso valorizando a cultura local.
14. Canela (RS)
Wikimedia Commons
Com chalés, catedrais e colinas que constroem uma paisagem que vai te deixar sem palavras, Canela é outro ponto turístico que vale a pena conhecer durante o inverno brasileiro! O município destaca-se também pelos seus parques temáticos.
15. Lençóis Maranhenses (MA)
Wikimedia Commons
Entre junho e agosto é o momento perfeito para visitar essa paisagem única formada por dunas de areia branca e lagoas de água doce. É ideal para quem busca natureza exuberante e experiências únicas, só prepare-se bem caso deseje viajar durante a alta temporada.
16. Diamantina (MG)
Wikimedia Commons
Diamantina é outra cidade histórica que vale a pena conhecer! Além de ser rodeada por paisagens naturais da Serra do Espinhaço, o município possui charmosos casarões e igrejas centenárias e uma relação profunda com a história brasileira no que diz respeito a extração de diamantes.
17. Porto Seguro (BA)
Wikimedia Commons
Pode ser interessante aproveitar o mês de julho para conhecer Porto Seguro, já que pode ter preços mais acessíveis do que no verão. O município tem belas praias com água morna, como a Praia dos Coqueiros, mas conta também com um incrível Centro Histórico, Reservas Indígenas, e a maravilhosa Passarela do Descobrimento.
18. Visconde de Mauá (RJ)
Wikimedia Commons
Visconde de Mauá é um município localizado na Serra da Mantiqueira que é recomendado para quem deseja se conectar com a natureza e relaxar. Esse destino apresenta opções de pousadas aconchegantes, cachoeiras, trilhas e culinária baseada em trutas e pinhão.
19. Curitiba (PR)
Wikimedia Commons
Não tem como falar de destino de inverno e não mencionar Curitiba, que é uma excelente opção de viagem! Não deixe de visitar o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, o Parque Barigui e a Ópera de Arame caso vá conhecer a capital do Paraná.
20. Atibaia (SP)
Wikimedia Commons
Atibaia é uma cidade em São Paulo que vem conquistando cada vez mais turistas com trilhas, esportes radicais e várias áreas verdes. É o destino perfeito para fazer caminhadas, contemplar a natureza na Pedra Grande e conhecer os museus e santuários.
21. Lima, Peru
Wikimedia Commons
Julho é uma época bem recomendada para visitar Lima, já que a época possui menor índice de chuvas e é baixa temporada, então você pode encontrar preços mais baixos em hotéis, voos e atrações turísticas, e menos filas. Você precisa experimentar a culinária peruana e visitar os museus, centros arqueológicos e atrações encantadoras como o Malecón de Miraflores.
22. Tiradentes (MG)
Wikimedia Commons
Minas Gerais é cheio de destinos encantadores, e Tiradentes é outro município que merece um espaço na sua lista de destinos. A cidade oferece uma atmosfera tranquila e acolhedora, e que merece ser admirada por suas ruas de pedra e casarios coloniais vibrantes. Assim como as outras cidades mineiras da lista, Tiradentes destaca-se pelas igrejas e museus, com destaque para o Chafariz de São José .
23. Montevidéu, Uruguai
Wikimedia Commons
Julho também é baixa temporada em Montevidéu, o que te permite desbravar as ruas, observar os prédios antigos, ir a museus, passear por parques urbanos e curtir as paisagens com tranquilidade. Alguns destaques são a Praça da Independência, e o Teatro Solís.
24. Caldas Novas (GO)
Wikimedia Commons
Conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas atrai turistas em busca de relaxamento. Suas águas quentes naturais abastecem parques aquáticos, resorts e spas na região. A cidade conta ainda com a igreja Nossa Senhora das Dores e o Jardim Japonês.
25. Foz do Iguaçu (PR)
Wikimedia Commons
As Cataratas do Iguaçu são as protagonistas da cidade, mas Foz do Iguaçu possui uma variedade de opções de atividades, como o Marco das Três Fronteiras ou o Parque das Aves.
Agora que você já conhece esses destinos incríveis, é só escolher o que mais combina com você, preparar as malas e aproveitar o melhor do frio!