O tomate é o principal ingrediente de molhos para massas. Aproveite ao máximo este fruto tão popular durante a safra e também fora dela.
A indústria alimentícia gostaria que você acreditasse que comprar comida é uma questão de preço e conveniência, inclusive esse fruto tão popular que é o tomate. Mais importante, porém, é que tem a ver com sua saúde e a de sua família, a agricultura, o meio ambiente e a economia local, para mencionar apenas algumas das questões envolvidas. Fresco é sempre melhor, mas com estas cinco dicas você aproveitará o tomate ao máximo.
Pense nas suas compras como votos. Ao escolher ou recusar-se a comprar certos produtos, você pode votar a favor ou contra o uso de pesticidas, fertilizantes químicos, conservantes e antibióticos; pode votar a favor de alimentos produzidos localmente ou que foram transportados por centenas ou milhares de quilômetros, inclusive importados.
Leia mais sobre como economizar e evitar desperdício de comida.
1. Guarde-os fora da geladeira
Tomates maduros e recém-colhidos têm um sabor intenso que não é acentuado pela geladeira. Assim, mantenha-os num local fresco, num cesto ou recipiente ventilado, de maneira que o ar possa circular à sua volta. Para ajudar a avivar o sabor de tomates levemente verdes, coloque-os num saco de papel com uma maçã. Faça alguns furinhos no saco com um garfo e deixe em temperatura ambiente por um ou dois dias.
2. Agarre-se ao sabor
Tomates congelam bem; assim, na safra, preserve alguns para uso futuro. Cultive os seus ou compre os melhores disponíveis na feira ou num mercado produtor local. Extraia o miolo e deixe a polpa inteira. Disponha os tomates num tabuleiro, leve ao freezer e, uma vez congelados, transfira para um saco plástico e leve de volta ao freezer. Podem ser descongelados e usados em molhos, sopas e ensopados. A pele sairá com facilidade se forem deixados do lado de fora até começarem a amolecer. Ou você pode tirar a pele do tomate sob a torneira de água quente.
3. Faça tomates secos
Outra maneira excelente de saborear tomates fora da estação é secando-os. Corte cada tomate em quatro e descarte as sementes. Seque a polpa com toalha de papel e coloque-os, com a parte cortada para cima, em um tabuleiro grande. Borrife um pouco de azeite, polvilhe com sal e pimenta-do-reino moída na hora – além de ervas aromáticas picadas ou alho, se desejar – e leve ao forno, preaquecido a 150°C, por uma hora. Deixe esfriar e coloque os tomates num recipiente plástico. Duram até duas semanas na geladeira.
4. Se não tiver tomates frescos, evite tomates enlatados picados
São convenientes e podem até ser bastante saborosos, mas é sempre aconselhável escolher tomates enlatados inteiros. Dessa forma, você pode drenar e jogar fora o líquido da conserva, que tende a ser aguado e ter um sabor levemente metálico. Para a maior parte das receitas você não precisará picar os tomates: só parti-los com os dedos para acrescentá-los a molhos ou ensopados. Na realidade, os bons tomates inteiros enlatados podem ter um sabor melhor do que os frescos.
5. Prepare molho de tomate mais rapidamente
Um molho de tomate que ferve em fogo brando por muito tempo pode ter ótimo sabor, mas um que fica pronto bem mais rápido pode ser igualmente delicioso – em especial quando feito com tomates cultivados nas redondezas, no auge de seu sabor.
Sobre fogo médio, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande, acrescente 2 dentes de alho bem picados e cozinhe por 3 a 4 minutos até dourar.
Misture cerca de 1 kg de tomates bem maduros – descascados, sem as sementes e picados – ou use duas latas de 400 g de tomates de alta qualidade, drenados e picados.
Tempere o molho a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora, baixe o fogo e deixe cozinhar em fogo brando por 15 a 20 minutos até engrossar.
Pique de 8 a 10 folhas de manjericão fresco em pedacinhos e misture ao molho – ervas como manjericão, cebolinha e hortelã ajudam a realçar o sabor adocicado do tomate.
Esse molho pode não ter a complexidade de seu parente de cozimento longo, mas é rápido e fácil e ainda proporciona uma refeição de dar água na boca quando misturado a uma massa recém-cozida. Também é superior a qualquer molho comprado pronto nas prateleiras dos supermercados.
As sementes e a pele contribuem para avivar o sabor do tomate; assim, algumas pessoas preferem fazer um molho mais rústico e espesso que inclui essas partes do tomate. Esse molho fica mais macio se o tomate for batido por 1 ou 2 minutos no liquidificador ou no processador.