Você acha que preparar saladas é trabalhoso e ocupa muito tempo? Então confira dicas que vão facilitar sua vida!
Preparar saladas gostosas e saudáveis não precisa ser uma tarefa trabalhosa que ocupa muito do seu tempo. Seguindo algumas dicas simples você verá que é fácil preparar saladas deliciosas e manter uma refeição saudável.
5 dicas de como preparar saladas
1. Selecione bem as hortaliças e legumes
Na hora de comprar os ingredientes para a sua salada, procure selecionar somente o que aparenta estar fresco. Isso ajudará a ter ingredientes melhores e que durarão mais.
2. Lave as hortaliças e legumes
É muito importante limpar bem as hortaliças e legumes.
Comece retirando as folhas mais externas, murchas e secas, de hortaliças folhosas e legumes; corte as nervuras e os talos mais grossos. Lave as hortaliças folhosas em água fria e abundante. Em seguida, deixe de molho em vinagre e água por alguns minutos. Ervas como salsa, cebolinha e endro devem ser lavadas em maço.
Leia também: 6 dicas para manter os alimentos frescos por mais tempo
Frutas cítricas têm de ser lavadas com água quente. Legumes com casca devem ser enxaguados com água morna.
Uma ótima dica é lavar todos os ingredientes da salada de uma vez. Dessa forma, você poupa tempo e ainda economiza água!
3. Escorra e seque bem
Para folhas soltas (como alface, espinafre e rúcula) use uma centrífuga para saladas. Seque as ervas que foram lavadas com papel-toalha, apertando-as delicadamente. Legumes e frutas devem ser bem escorridos ou secos com um pano de prato limpo.
Seque carnes, aves, peixes e frutos do mar com papel-toalha, apertando com cuidado.
Para poupar tempo: desocupe a área do escorredor na pia antes de lavar, para ter espaço disponível para colocar as vasilhas. Lave e centrifugue hortaliças folhosas com antecedência e guarde por até dois dias na geladeira.
4. Corte tudo
Rasgue folhas de alface com as mãos. Utilize uma tábua de corte e uma faca de cozinha grandes para preparar tudo o que for cortado em tiras ou picado.
Para poupar tempo, empregue utensílios adequados, como:
- Um processador de alimentos com várias opções de discos para ralar, picar, fatiar, cortar é útil no preparo de grandes quantidades de legumes ou de queijo.
- Um ralador de legumes ou um ralador multiuso de boa qualidade e funcionamento confiável. Dica: vale a pena adquirir um micro ralador. Há alguns capazes de ralar ou cortar determinados alimentos fácil e rapidamente em fatias finas. Esses raladores são indicados, por exemplo, para ralar casca de frutas cítricas ou parmesão.
- Em um simples copo medidor com tampa todos os ingredientes de um molho de salada podem ser misturados por agitação. O molho de salada que sobrar pode ser guardado no próprio copo ou em um pote de vidro, na geladeira.
- Um espumador de leite movido a pilha não é útil apenas para fãs de café. Ele transforma um vinagrete em uma emulsão cremosa num instante. Ingredientes maiores (cebolas, ervas) devem ser misturados posteriormente, à mão.
- Um fouet de tamanho médio é indispensável para molhos preparados diretamente na saladeira. Com um fouet de 15 cm de comprimento é possível bater rapidinho um molho para salada em uma xícara ou uma vasilha pequena.
5. Prepare molhos para saladas
Prepare e guarde em um pote de vidro com tampa hermética. Guarde os que contêm maionese ou produtos lácteos na geladeira até o consumo. Assim eles podem ser mantidos por alguns dias. Confira 4 molhos incríveis para dar um toque em sua salada aqui!
Atenção à compra de saladas já cortadas
Legumes e frutas são oferecidos no supermercado com um aspecto fresco e apetitoso. Mas não se deixe levar pelas aparências principalmente quando se tratar de saladas prontas para o consumo. Verifique bem o estado do produto, pois os ingredientes picados podem estragar rapidamente.
Pegue somente produtos que são mantidos refrigerados e veja se estão frescos e em bom estado. Hortaliças folhosas embaladas, cortadas ou não, devem ser guardadas na geladeira até o consumo e ser lavadas sempre com água fria antes do preparo.