Hoje, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. E nesta data, devemos parar e refletir a importância de economizar esse bem tão fundamental
Hoje, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. E nesta data, devemos parar e refletir a importância de economizar esse bem tão fundamental para nós.
Dia Mundial da Água: a importância de economizar
Ao redor do planeta, 1,6 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável; 400 milhões não dispõem de instalações de esgoto; e oito milhões morrem todo ano por doenças ligadas ao fornecimento inadequado deste precioso bem.
Está previsto que, até 2025, 1,8 bilhão de pessoas viverá em regiões de seca absoluta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 97% da população urbana no Brasil tem acesso a fontes adequadas de água potável. Já na população rural, esse número cai para 58%.
Confira também: como ter sempre água quente em sua casa
Quem mora numa das regiões que já apresentam problemas de abastecimento sabe quanta falta faz esse elemento vital para as tarefas cotidianas. E quem tem sorte de contar com a água, precisa saber que seu suprimento não estará sempre disponível.
O que cada um pode fazer para economizar água?
A lista a seguir foi feita por um grupo de especialistas. Todas as ações e opções estão ao seu alcance. Em cada atividade, em cada canto onde se more, uma pequena modificação dos hábitos e da consciência pode mudar o futuro do planeta. Confira!
1. Sabe quanta água desperdiça quem deixa a torneira aberta enquanto lava a louça? É possível gastar 120 litros de cada vez. O melhor é deixar a louça de molho antes, num balde ou bacia, e depois ensaboar e enxaguar na pia cheia de água limpa, sem abrir a torneira.
2. Quando lavar as verduras, encha uma bacia larga e lave de uma vez só tudo o que será consumido.
3. Vai cozinhar hortaliças? Use o mínimo de água possível. Assim, além de economizar, o sabor e o valor nutritivo dos alimentos são mantidos. E para evitar desperdícios, confira também algumas formas superinteressantes de conservação de alimentos.
4. Em todos os lares do mundo, o maior desperdiçador de água quase sempre é o vaso sanitário. Toda vez que se dá descarga, perdem-se quase 10 litros de água. Como podemos poupar? Uma das possibilidades é trocá-lo por outro de baixo consumo. (A descarga normal tem uma vazão de 16 litros, mas existem as de baixo consumo com vazão de seis litros.) Se essa substituição não for possível, ponha duas garrafas cheias de água dentro da caixa de descarga. Isso vai reduzir a quantidade de água usada (o consumo cairá uns quatro litros) e a eficiência não será afetada.
5. Fique sempre atento ao estado das instalações da descarga do banheiro para evitar que haja vazamento no vaso sanitário. Um truque infalível é pingar algumas gotas de corante vegetal na caixa de descarga. Se a água do vaso ficar colorida, é sinal inequívoco de que há perda de água.
6. Você desafina horrivelmente no chuveiro? Está perdoado, desde que feche a torneira enquanto se ensaboa.
7. Ao escovar os dentes, use um copo de água: com metade do líquido, enxágue a boca; com o que sobrar, lave a escova. Assim, é possível economizar mais de 60 litros por dia.
8. Tente lavar o carro com apenas um balde de água, pois assim são economizados mais de 300 litros a cada lavagem. E aproveite e confira também 4 produtos naturais para limpeza de casa que você pode fazer em casa.
9. O horário da rega influi na economia de água. No jardim e nos vasos de planta da janela ou da varanda, é melhor regar à tarde ou à noite, para evitar que a água evapore depressa demais por causa do calor.
10. Em épocas de seca, não é necessário regar o gramado que amarelou, porque ele não está morto, apenas inativo. Quando as chuvas voltarem, a cor verde retornará.
11. Quando aparar a grama, não a corte muito rente. A altura indicada é entre 5 cm e 8 cm. Assim, as raízes se mantêm saudáveis e a umidade fica retida. Não varra a grama cortada nem recolha as folhas secas. Elas ajudarão a conservar a umidade.
12. Você está cultivando um jardim? No horto, quando for comprar plantas, prefira espécies nativas, que se adaptam melhor ao clima e, portanto, precisam de menos água. E se quiser cultivar uma horta, confira tudo que você precisa saber antes antes!
13. Ao usar aspersores, só os instale em lugares onde a água é necessária. Tome cuidado para a torrente de gotas não cair sobre pedras, por exemplo.
14. Lave a calçada, o quintal e a garagem com escova ou vassoura e um balde de água. Não use mangueira.
15. Vai lavar roupa? Junte o máximo de peças que puder. Só use a máquina com carga total, para não desperdiçar água. Além disso, há modelos que permitem usar menos água.Veja também como lavar suas roupas com vinagre e deixá-las perfeitas.
16. Não faça a barba durante o banho. Está provado que assim se gasta muito mais água do que quando se faz a barba fora do chuveiro.
17. Nunca deixe a água correndo enquanto lava as mãos ou o rosto. Tenha consciência e use somente o necessário.
18. O bom encanador (profissional ou não) é um dos melhores amigos da economia de água. Conserte imediatamente os vazamentos da casa. Além disso, avise à autoridade responsável qualquer vazamento na rua.
19. Abriu a torneira e vai esperar a água sair quente? Tenha sempre um balde por perto. Use-o para recolher a água fria que sai primeiro e depois aproveite-a para regar as plantas, lavar ou limpar.
20. Quando se hospedar num hotel, veja se há a opção de não trocar os lençóis toda noite, exatamente para poupar água. Caso você se hospede num lugar que ainda não segue essa regra, sugira.
21. Em algumas academias, são oferecidas duas toalhas para se usar durante os exercícios. É provável que você só precise de uma; mas, ao aceitar as duas, ambas terão de ser lavadas. O gasto de água vai dobrar, multiplicado por todos os clientes do estabelecimento! Está querendo malhar, mas não gosta de academias?
22. Biodegradável significa que o produto consegue decompor-se por ação biológica. Isso quer dizer que o tempo e as reações químicas dessa substância são favoráveis ao meio ambiente. Quem utiliza produtos biodegradáveis usa menos água para enxaguar. Além disso, esses produtos não contêm fosfatos, que são muito poluentes. Leia os rótulos e veja se os produtos que você compra são biodegradáveis. Ou compre-os em lojas de produtos naturais.
23. Consuma produtos que não promovam a derrubada indiscriminada de árvores e florestas, pois são elas que retêm e conservam a água de que necessitamos. Na hora das compras, procure indicações de empresas ecológicas.