Um podcast é como um programa de rádio caseiro, só que publicado na internet. Eles podem abordar diversos assuntos, como literatura, esportes e política,
Julia Monsores | 26 de Março de 2020 às 12:00
Um podcast é como um programa de rádio caseiro, só que publicado na internet. Eles podem abordar diversos assuntos, como literatura, esportes e política, que podem ser ouvidos em seu computador ou direto no smartphone. Um bom podcast exige uma ideia criativa e alguma habilidade técnica (você tem de saber como gravar, editar e publicar seu trabalho). E agora, com o Spotify, ficou mais fácil acessar esses trabalhos. Então que tal tirar suas ideias da cabeça e aproveitar para criar seu próprio podcast?
O conteúdo cabe a você. Pode ser um monólogo dramático, um passeio narrado por sua cidade ou pelo museu mais próximo, ou um projeto de história oral no qual você entrevista pessoas da localidade, veteranos de guerra ou membros da família.
Um microfone é vital, de preferência um microfone usb que se conecta diretamente no seu computador e grava um arquivo direto nele. Use um microfone multidirecional se planeja apresentar mais de uma voz ao mesmo tempo, ou um unidirecional se o seu podcast cosiste apenas em uma pessoa falando. Você também precisa de um mixer USB, para poder modificar o som enquanto grava, e de um pop guard para amaciar o som de consoantes explosivas como “p”.
Um software de edição permite que você junte os elementos de seu podcast num produto acabado de som profissional. É aí que você adiciona a música de fundo, corta e edita entrevistas, acrescenta seus comentários e limpa ruídos de fundo. Recentemente o Spotify lançou uma plataforma que ajuda na criação dos podcasts: o Soundtrap for Storytellers.
O Soundtrap é um serviço de uma subsidiária do Spotify. O site oferece serviços de criação de podcasts e auxilia nas etapas de produção, gravação, entrevista, transcrição e edição. Além, é claro, de dar uma ajudinha com SEO e publicação no Spotify. O acesso ao site é pago e tem planos mensais e anuais. Mas para quem não tem dinheiro para gastar há uma série de alternativas gratuitas pela internet.
Para tornar seu podcast disponível, você deve inscrevê-lo num servidor. Você deve também criar um feed, que é um arquivo de texto que permite às pessoas assinarem seu podcast e avisá-las quando você postar algo novo. Muitos servidores geram automaticamente o feed para você.
Inicialmente apenas podcasts americanos eram aceitos no Spotify. Agora, o cadastro é livre e também não há mais a necessidade de contratar um serviço de hospedagem parceiro do Spotify. Resumindo: o Spotify facilitou o processo de incluir um podcast em seu serviço. Para publicar o seu podcast no Spotify, siga os seguintes passos:
Pronto, agora basta esperar que em algumas horas seu podcast estará disponível no Spotify.