Muitas pessoas que tiram as cutículas reclamam que o chuveiro está dando choque. Descubra por que isso ocorre e o que fazer para evitar essa situação.
Julia Monsores | 13 de Janeiro de 2020 às 14:00
Provavelmente você já deva ter tido a desagradável experiência de estar tomando banho, encostar no registro e levar um choque elétrico. Muitas pessoas que fazem as unhas e tiram as cutícula, por exemplo, reclamam que o chuveiro está dando choque. Ou até mesmo quem tem pequenos ferimentos nas mãos. Descubra por que isso ocorre e o que fazer para evitar essa situação.
Os chuveiros possuem um sistema de recebimento de tensão elétrica para que possa aquecer a água. E, para isso, precisam de uma corrente com tensão positiva e outra negativa, como muitos outros aparelhos. Porém, para evitar choques elétricos, é de vital importância que ele possua um sistema de aterramento, que muitas vezes acaba sendo ignorado. Isto é, ter sempre um fio terra ligado na rede do chuveiro. Caso contrário, a corrente elétrica, mesmo que seja pequena, que corre pela água, acabará energizando também a torneira do chuveiro, caso ela seja metálica. E assim, provocará os choques elétricos, que são de pouca intensidade mas incômodos.
Se o seu chuveiro não possuir um sistema de aterramento, seu corpo fará esse serviço. E assim, ele receberá as descargas elétricas que fogem.
Para resolver esse problema, é necessário ligar o cabo de terra do seu chuveiro no sistema de aterramento de sua casa. Mas cuidado, não tente resolver esse problema sozinho. Contate um eletricista para ter garantida a sua segurança da casa. E se o fluxo de água do seu chuveiro estiver mais fraco do que costumava ser, confira dicas de como resolver essa situação!