A casa está arrumada… mas e os armários?

A organização da casa e dos armários traz benefícios adicionais, como facilitar o uso das coisas. E isso vale para os armários da casa inteira.

Elen Ribera | 2 de Abril de 2020 às 10:00

- Aleutie / iStock

A organização da casa nos faz lembrar aquela cena clássica de filme em que o protagonista abre a porta do armário e cai tudo na cabeça dele. A verdade é que isso não é só coisa de filme; e nem de adolescente que detesta arrumar o quarto e joga tudo dentro do armário. Afinal, muita gente sente dificuldade em manter os armários organizados.

A princípio, a desarrumação dos seus armários não estar num nível tão crítico quanto o das cenas de filmes de comédia. Ainda assim, algumas atitudes simples podem nos ajudar a sempre manter os armários organizados. E a organização da casa ainda traz benefícios adicionais. Isto é, a maior facilidade de limpeza e o uso mais racional e eficiente das coisas. E isso vale para todos os armários da casa.

Aproveite o distanciamento social por causa do coronavírus para deixar os armários impecáveis. Comece aos poucos, divida as áreas dos armários. Para o guarda-roupas você precisará de mais dedicação. Com os armários arrumados, sua casa ficará organizada e limpa por mais tempo.

Armário da despensa

Separe os alimentos por tipo de produto e coloque os itens com validade maior atrás daqueles que estão prestes a vencer. Além de evitar o desperdício de alimentos que podem estragar apenas porque ficaram no fundo do armário, com os armários organizados vai ficar bem mais fácil identificar os itens que estão faltando e devem ser incluídos na próxima lista de compras.

Armário da área de serviço

Se você tem crianças em casa, os produtos de limpeza – sobretudo os tóxicos – devem ser guardados em armários fora do alcance delas. Mas, se o seu armário for sob a pia, certifique-se de trancar as portas ou usar travas.

Armários de roupas de cama, mesa e banho

Guardar os conjuntos juntos evita que você perca tempo procurando onde está a fronha que combina com o lençol. Outra opção é arrumar por tamanho os lençóis e as toalhas, separadas também por cores. Coloque os lençóis recém-lavados no fim da pilha e pegue os limpos de cima: isso evita que os de baixo fiquem sem uso por muito tempo e acumulem aquele “cheiro de armário”.

Guarda-roupa

Separe as roupas em três pilhas: “sim” (itens que você usa e que vão voltar dobradinhos para as gavetas certas), “talvez” (aquelas que não usa há tempos e vale experimentar para avaliar se ainda servem) e “doação” (aquelas que não cabem mais ou merecem ser doadas a alguém que precisa delas).  O exercício estimula o desapego e ao mesmo tempo descobrimos peças “talvez” que são promovidas para “sim” com louvor.

casa dicas para armário dicas para arrumar o armário casa arrumada