Os cães aprendem o tempo todo palavras e sinais humanos. Descubra como treinar seu cachorro e ajudar o seu amiguinho de 4 patas ficar mais esperto.
Como nos seres humanos, a inteligência dos cães pode aumentar com a educação e o treinamento. Os cães bem treinados são mais espertos, se comportam melhor e ficam mais divertidos. Na verdade, em geral, parecer “inteligente” é reflexo do “treinamento”, e será preciso investir tempo em treinar seu cão e se comunicar com ele.
Essas dicas vão ajudá-lo a fazer de seu cachorro um canino mais esperto.
1 . Treine desde cedo
Quanto mais cedo começar o treinamento do filhote, melhores serão os resultados.
Um pequeno treino várias vezes por dia fará uma grande diferença. Não se esqueça de manter tudo informal e divertido. Ao contrário da crença popular, é possível ensinar novos truques a cachorro velho, e, se seu animal tiver mais idade, o tempo investido ainda valerá a pena.
2 . Associe palavras a recompensas
Os cães conseguem entender um vocabulário equivalente ao de uma criança de 2 anos. Você pode ensinar seu cachorro a associar palavras a comportamentos, itens e atividades usando recompensas e reforço positivo. Não surpreende que a maioria dos cães entenda palavras como “petisco”, “brinquedo” e “passeio”, porque sempre que ouvem essas palavras são recompensados com comida, brincadeira ou uma saidinha. Seu cão aprende palavras e sinais o tempo todo; use isso a seu favor e aumente o efeito com recompensas adequadas.
3 . Faça gestos
Por natureza, os cães gostam de responder a dicas visuais e parecem ter se adaptado para compreender a comunicação visual humana. Apontar é um grande exemplo, pois você pode apontar um brinquedo e seu cão o pegará. Os cães estão entre os poucos animais que entendem esse gesto. Reforce os comandos de voz com gestos e você verá seu cachorro reagir depressa e com entusiasmo.
4 . Treinamento regular
Pequenas sessões de treinamento regular durante a vida do cachorro darão ótimo resultado. O treinamento pode ser rápido e espontâneo; o importante é que seja regular. Repasse alguns comandos simples com seu cão antes de lhe dar o jantar. É uma hora em que ele estará disposto a responder.
5 . Faça seu cão trabalhar pela comida
Os cães adoram comer; ele pode trabalhar pela comida se você usar uma parte de sua alimentação diária em jogos divertidos. Alguns exemplos: caça ao tesouro com pelotas de ração, brinquedos que soltam comida ou esconde-esconde com petiscos. Todas essas atividades manterão o cachorro estimulado, entretido e com o cérebro ativo.
6 . Treinamento de truques
Os cães que aprendem a fazer truques sempre parecem espertos. Além de divertido, o treinamento de truques ajudará a elevar sua relação com seu cachorro a um novo nível. Comece com truques simples como “rolar” e, aos poucos, aumente o repertório. Não há dúvida de que treinar truques é divertido e compensador tanto para os cães quanto para os tutores.
Jogos cerebrais interativos para fazer com seu cão
A brincadeira de jogar e buscar é divertida, mas não há muito raciocínio envolvido. Os jogos cerebrais interativos gastam o excesso de energia, reduzem o tédio e fortalecem o laço entre vocês.
Estimule o instinto da caça
Amarre um barbante na ponta de uma vara comprida e prenda um brinquedo estofado no barbante. Chame a atenção do animal balançando o brinquedo na frente dele. Mova-o devagar, parando e recomeçando. Isso incentiva o cão a se concentrar e deixa você no controle. Quanto mais devagar, mais você desafia a mente do cachorro.
Caça ao tesouro
Estimule seu cão levando-o a usar o faro para encontrar o tesouro escondido. Comece pondo o cachorro parado na posição sentada e esconda um petisco ou brinquedo favorito onde seja óbvio. Você pode até deixar que ele o veja. Depois, dê a ordem de sair e procurar o brinquedo. Recompense o animal quando ele o encontrar. Quando o cão entender o jogo, aumente a dificuldade escondendo o tesouro em outro cômodo ou peça a outra pessoa da casa que o esconda.
Jogo da xícara
Deixe seu cão observar você pôr um petisco sob uma de duas xícaras opacas. Dê ao cão a dica de virar a xícara para pegar o petisco. Quando ele entender o jogo, torne-o mais difícil alternando em que xícara você esconde o prêmio.
POR Dra. KATRINA WARREN