O Wegovy e Ozempic são fabricados pela mesma empresa e podem gerar emagrecimento com acompanhamento médico.
O Wegovy (semaglutida), "irmão" do Ozempic, estará disponível nas farmácias de todo o país no final de agosto de 2024. O Brasil será o primeiro país da América Latina a oferecer o Wegovy para o tratamento da obesidade. O medicamento já está presente em mais de 10 países!
A Anvisa aprovou o medicamento para tratamento da obesidade em janeiro de 2023. Em setembro do mesmo ano, ele recebeu aprovação adicional para ser utilizado no tratamento de adolescentes com obesidade.
Quando vai custar o Wegovy?
O valor do Wegovy foi estabelecido pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). O PMC (preço máximo ao consumidor) oscila entre R$ 1.034,35 e R$ 2.634,03, conforme a versão do produto.
"Os preços máximos ao consumidor, considerando as diferentes alíquotas de impostos estaduais praticadas no Brasil, já foram definidos pela Cmed e publicados em seu site, porém possivelmente não serão os preços encontrados pelos pacientes nos pontos de vendas quando os medicamentos chegarem ao mercado." - Nota da Novo Nordisk, fabricante do Wegov.
Por qual motivo houve demora na aprovação da Anvisa e chegada ao consumidor?
A demora entre a aprovação pela Anvisa e a disponibilidade para o consumidor é se relaciona com a alta demanda global. O medicamento é importado da Dinamarca, pois não é produzido no Brasil. Embora seja um remédio de tarja vermelha, a receita não fica retida na farmácia. Isso significa que, teoricamente, qualquer pessoa pode comprá-lo. No entanto, o uso indiscriminado e sem supervisão médica não é aconselhável.
"A demanda foi além do que a gente esperava. E a obesidade é uma doença que não tem muitas opções terapêuticas disponíveis. Os EUA são um país muito populoso, e foi o primeiro país onde o Wegvoy foi lançado. Então esse aumento de demanda acabou impactando toda a produção. Aí não faz sentido você disponibilizar um medicamento e depois ele entrar em falta. Isso interrompe o tratamento.", explica Priscila Mattar, diretora médica da Novo Nordisk Brasil.
Diferenças entre Ozempic e Wegovy
Wegovy e Ozempic compartilham o mesmo princípio ativo: a semaglutida. O Ozempic é destinado ao tratamento de diabetes e possui uma dosagem máxima de 1 mg. A perda de peso foi observada como um efeito colateral positivo, levando à sua prescrição off label para obesidade, apesar de não ser o objetivo principal indicado na bula.
Por outro lado, o Wegovy tem uma dosagem máxima de 2,4 mg e foi submetido a estudos clínicos especificamente para verificar sua eficácia e segurança no tratamento da obesidade, resultando em uma prescrição on label para esse propósito.
Quem pode usar Wegovy e Ozempic?
As medicações têm diferentes propósitos. Embora compartilhem o mesmo princípio ativo, a semaglutida, apenas o Wegovy possui aprovação para o tratamento da obesidade e sobrepeso no Brasil. Este medicamento é indicado para pessoas que apresentam pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso e pode ser prescrito a partir dos 12 anos de idade.
O Ozempic também é frequentemente prescrito por médicos para perda de peso, mas de forma off-label. Sua utilização é recomendada a partir dos 18 anos de idade.
Se você está considerando o Wegovy ou outros medicamentos como uma opção de tratamento, consulte seu médico para discutir se a opção é adequada para você. É preciso de acompanhamento médico para utilizar remédios como Wegovy e Ozempic.
Fontes: Estado de Minas, Viva Bem UOL e Terra.