Estudo aponta que umma fruta conhecida e saborosa é poderosa para eliminar gordura abdominal.
Uma pesquisa divulgada em 2021 no Journal of Nutrition mostrou que a ingestão diária de abacate pode contribuir para a diminuição da gordura abdominal em poucas semanas.
O estudo contou com a participação de 105 voluntários com sobrepeso ou obesidade, que foram divididos em dois grupos. Um dos grupos consumiu diariamente uma refeição que incluía abacate, enquanto o outro grupo ingeriu um alimento com calorias equivalentes, porém sem a presença de abacate.
Embora sejam necessários mais estudos para compreender plenamente a conexão entre o consumo de abacate e a saúde metabólica, os resultados obtidos até agora são encorajadores.
Benefícios do abacate
O abacate é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, como o potássio, que auxilia no controle da pressão arterial, e as vitaminas E e C, que atuam como antioxidantes. Esses nutrientes colaboram para a redução do estresse oxidativo no corpo, o que pode ser um fator chave na diminuição da gordura visceral.
Embora mais estudos sejam necessários para compreender completamente a relação entre o abacate e a saúde metabólica, os resultados são promissores e indicam que incluir essa fruta na alimentação diária pode ser uma estratégia eficaz para quem busca reduzir a gordura visceral e melhorar a saúde geral.
Perigos da gordura visceral
Esteticamente, a gordura subcutânea é a que mais causa desconforto, pois se acumula logo abaixo da pele e forma os conhecidos "pneuzinhos", culotes e até celulite. No entanto, em termos de risco à saúde, ela é menos preocupante do que a gordura visceral.
"Ela se forma quando há um excesso de calorias consumidas e não utilizadas pelo corpo, sendo armazenada principalmente na região abdominal.", explica Giovanna Carpentieri, endocrinologia e metabologista ao site UOL.
"A gordura visceral produz mais radicais livres, que são substâncias inflamatórias, diretamente na veia que leva o sangue ao fígado, influenciando negativamente no nosso corpo", completa a nutricionista Edvânia Soares ao mesmo site.
Como evitar a formação de gordura visceral?
Algumas mudanças nos hábitos alimentares e um adeus ao sedentarismo já podem ajudar a manter o bem-estar. "Passa pela adoção de uma vida mais saudável, evitando comidas ultraprocessadas e praticando atividades físicas", diz o endocrinologista Renato Zilli.
Vale lembrar que consultas regulares com profissionais de saúde são indispensáveis para o seu bem.