Imunizante fica disponível no país a partir da semana que vem
Carol Ávila | 23 de Junho de 2023 às 16:54
Na próxima semana, chega ao Brasil a vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma com a premissa de combater a dengue no país. A doença já acometeu 2,3 milhões de casos apenas no ano de 2022.
A Qdenga é a primeira vacina contra dengue aprovada pela Anvisa para ser aplicada em qualquer pessoa com idade entre 4 e 60 anos. Diferentemente do imunizante anterior, o Dengvaxia, fabricado pela Sanofi Pasteur, que só pode ser utilizado por quem já teve dengue e exige cuidados adicionais durante o processo de vacinação, como a necessidade de realização de testes.
Leia também: Saiba como reconhecer os sintomas da dengue e iniciar o tratamento
Com a chegada da Qdenga, o Brasil apresenta uma grande vantagem no que diz respeito à vacinação em larga escala, é o que conta a pediatra Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
“Pensando em vacinação pública, pedir um exame sorológico para comprovar se uma pessoa já teve dengue encarece muito o processo. Com a nova vacina, não temos esse problema. Ela mostrou-se segura em testes com soronegativos (indivíduos que nunca tiveram dengue)”, afirmou Bravo.
No momento, a vacina estará disponível apenas em clínicas particulares. Sua inclusão no SUS será avaliada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).
Leia também: Quem está com dengue não pode tomar quais remédios?
São necessárias duas doses da Qdenga, com um intervalo de três meses entre elas, para uma imunização completa.
O preço mínimo estabelecido para cada dose da vacina é de R$ 301,27.
A vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, oferecendo uma proteção ampla contra todas as formas da doença.
Leia também: Paciente com câncer, prestes a falecer, é "curado" após experimento no SUS
A vacina pode ser administrada em pessoas com idade entre 4 e 60 anos, incluindo aquelas que já tiveram dengue.
Estudos clínicos mostraram que a eficácia global da vacina foi de 80,2% quando comparada ao grupo placebo, abrangendo os quatro sorotipos da dengue.
Vacina inovadora é aprovada pela Anvisa e será comercializada em breve
O que fazer em caso de suspeita de Dengue?
Quem está com dengue não pode tomar quais remédios?
Saiba como reconhecer os sintomas da dengue e iniciar o tratamento
Dengue: 10 perguntas sobre a doença respondidas
Zika: USP desenvolve teste que identifica vírus com maior precisão