Uso de ar-condicionado prejudica a saúde? Entenda;

Os aparelhos de ar-condicionado são muito usados no verão, mas especialistas apontam que esses eletrodomésticos podem prejudicar a saúde.

Thyago Soares | 24 de Janeiro de 2025 às 10:00

Esses aparelhos são essenciais para o conforto nos dias de calor. - M-Production / iStock

Nos dias de verão e altas temperaturas o uso do ar-condicionado se torna praticamente indispensável, não é mesmo? Contudo, o uso contínuo desse eletrodoméstico que proporciona momentos de alívio nos dias quentes pode acabar oferecendo alguns riscos para a saúde.

O uso exacerbado e a falta de manutenção adequada dos aparelhos de ar-condicionado pode piorar alergias como rinite, sinusite e bronquite, além de provocar crises de asma. O problema não está no aparelho em si, mas sim no acúmulo de poeira, ácaros e microorganismos nos filtros e nos dutos do sistema.

“Pode provocar também a quadros graves de pneumonite de hipersensibilidade devido exposição a fungos. Pode provocar ressecamento das vias aéreas promovendo um ambiente de células lesadas e mais propícias a infecções respiratórias. Pode até gerar quadros mais graves como de pneumonia”, elucidou a pneumologista Ana Carolina Lima Resende à CNN.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

Além dos riscos mencionados acima, deixar um ambiente climatizado por muito tempo pode acabar prejudicando a saúde de outras formas, uma vez que salas climatizadas por ar-condicionado tendem a ser muito mais secas, causando o ressecamento das mucosas e reduzindo a barreira natural do nariz e da garganta contra bactérias e organismos.

O choque de temperatura também é um problema, viu? Sair de um ambiente muito quente e entrar em uma sala climatizada e fria pode ser danoso para o corpo, dificultando a adaptação do organismo e deixando as vias respiratórias mais propensas ao desenvolvimento de gripes e resfriados.

“A mudança brusca de temperatura e a diminuição da umidade do ar reduzem os mecanismos de defesa das vias respiratórias, aumentando o risco de infecções e de exacerbação das doenças respiratórias crônicas. Pode ocorrer ressecamento da pele e dos olhos”, explicou a  pneumologista Jaquelina Ota Arakaki à CNN.

Logo, para minimizar os riscos de que o aparelho de ar-condicionado possa trazer para a saúde é imprescindível manter uma rotina de higienização do eletrodoméstico, além de lembrar de umidificar os ambientes climatizados.

Compartilhe:
Alergia verão saúde calor ar-condicionado

AS MAIS LIDAS

"Fruta do milagre": o que é e quais os benefícios para a saúde

Descubra qual temperatura do ar-condicionado gasta menos energia e economize dinheiro

Top 10 melhores esmaltes hipoalergênicos para usar sem medo