Entenda o que causa e como se livrar das unhas encravadas de vez.
Thyago Soares | 1 de Setembro de 2023 às 18:01
A unha encravada é uma condição dolorosa e muito comum, afetando diversas pessoas e quando não tratada adequadamente, pode levar a complicações sérias.Vamos explicar as principais causas por trás das unhas encravadas e dar algumas dicas sobre como tratar essa condição de forma eficaz.
Leia também: Terçol: entenda o que é e como tratar
A unha encravada pode ser uma fonte significativa de desconforto e dor, mas com o tratamento adequado e medidas preventivas, é possível aliviar os sintomas e evitar complicações! Manter boas práticas de cuidado com as unhas e escolher calçados adequados são passos simples, mas eficazes, para prevenir a recorrência dessa condição incômoda.
Essa condição dolorosa ocorre quando a borda da unha cresce para dentro da pele circundante, várias causas podem levar a essa condição desconfortável, dentre elas:
O uso de sapatos apertados e desconfortáveis também pode aumentar o risco de unhas encravadas, pois a pressão sobre os dedos pode dificultar o crescimento adequado das unhas.
Quando a unha está encravada, existe uma série de sintomas que se apresentam, dentre eles: vermelhidão nos dedos, inchaço e secreção nos cantos das cutículas, a dor também é um sinal de alerta para se ter atenção.
A abordagem correta no tratamento de unhas encravadas pode aliviar a dor e prevenir complicações futuras, além de não ser tão complicado como pode parecer. Normalmente, o tratamento dessa condição não requer acompanhamento médico.
Enquanto a condição estiver em estágio inicial e não houverem sinais de infecção, você pode tentar mergulhar os pés em água morna várias vezes ao dia. Isso deve ajudar a amolecer a pele ao redor da unha e permitir que ela cresça para fora, melhorando a condição. Visitar um podólogo também pode ajudar, especialmente quando se trata da forma das unhas.
Ao apresentar sinais de infecção, a recomendação é de procurar um profissional da saúde imediatamente, assim como em casos especiais nos quais o paciente tenha dificuldades de cicatrização. De acordo com matéria do site da rede D'Or São Luiz, o uso de pomadas e remédios antissépticos deverão ser ministrados mediante a prescrição de um médico.
Ficou em dúvidas do que fazer para tratar unha encravada? O canal "Doutor Ajuda" conta com mais de 1 milhão de inscritos e visa informar o público sobre questões da área da saúde através do YouTube. O vídeo sobre a onicocriptose, ou seja, unha encravada, conta com cerca de 500 mil visualizações. Assista:
Gostou do conteúdo? Veja também: Vitamina para cabelo e unha: confira quais são essenciais e como incluir na dieta
70 frases para notas do Instagram
Terra e Paixão tem reviravolta com terceiro filho de Agatha aparecendo
Esmaltes escuros: 15 inspirações para marcar presença
Influenciadora morre em Gramado (RS) após passar mal em festa