O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma condição comum e geralmente inofensiva. Porém, essa condição pode ser dolorosa e causar desconforto visual. Entenda a seguir o que é o terçol, suas causas, sintomas e, o mais importante, como tratar essa condição de maneira eficaz.
Leia também: Como limpar a língua corretamente e evitar o mau hálito
O que é terçol?
O terçol, ou hordéolo, é uma inflamação da pálpebra, podendo surgir tanto na parte interna quanto na parte externa da região. Essa inflamação geralmente ocorre pelo entupimento de uma glândula, o que gera o inchaço, vermelhidão e dor. Essa condição pode eventualmente evoluir para uma infecção, bacteriana, mas nem sempre é o caso.
Principais causas
O terçol é uma inflamação que pode surgir pelo entupimento das glândulas que cercam os olhos, tanto na parte interna das pálpebras, na glândula de meibômio, quanto na parte externa, nas glândulas de zeis e moll, na base dos cílios.
Essa inflamação também pode ocorrer por origem bacteriana, dentre as causas comuns do terçol incluem: a falta de higiene adequada das pálpebras, tocar nos olhos com as mãos sujas, utilizar maquiagem vencida ou contaminada.
O terçol é contagioso?
Não, o terçol normalmente surge por conta de um processo inflamatório do próprio corpo, similar à acne, por exemplo, mesmo se a origem da condição for bacteriana, o contágio não deve ser possível.
Leia também: O que são estrias e como se prevenir
Quais são os principais sintomas dessa inflamação?
Embora geralmente o terçol seja bem visível e fácil de identificar, existem alguns sintomas específicos dessa condição, podendo incluir:
- Inchaço e vermelhidão na pálpebra afetada
- Sensação de ardor ou coceira
- Dor ou sensibilidade ao toque
- Formação de um pequeno nódulo na pálpebra
- Produção excessiva de lágrimas
- Crostas na margem da pálpebra afetada
Como tratar terçol?
Embora em muitos casos a condição se resolva sozinha em alguns dias, existem medidas que você pode adotar para acelerar o processo de cura e aliviar os sintomas do terçol. É importante lembrar que se a inflamação persistir ou se ocorrer com muita frequência, é imprescindível consultar um médico especialista para fazer o acompanhamento do quadro.
Compressa morna
Aplique compressas mornas sobre a área afetada por cerca de 10-15 minutos, várias vezes ao dia, isso ajuda a aliviar a dor, reduzir o inchaço e promover a drenagem do terçol.
Higiene adequada
Lave as mãos frequentemente e evite tocar nos olhos com as mãos sujas. Mantenha as pálpebras limpas e evite o uso de maquiagem nos olhos durante o período de infecção.
Evite tocar ou apertar o terçol
Evite toques desnecessários na região, assim como apertar ou espremer o terçol, pois isso pode piorar a inflamação.
Para entender mais sobre o terçol e tirar todas as suas dúvidas, veja a seguir o vídeo feito pelo Dr. Paulo Mendes Jr.!
Gostou do conteúdo? Confira também: Vitamina para cabelo e unha: confira quais são essenciais e como incluir na dieta