Saiba se consumir chá verde à noite pode afetar o sono e qual e quando é recomendado consumir essa infusão.
O chá verde é conhecido por ser um grande aliado da saúde, por acelerar o metabolismo, ajudar na queima de calorias e até mesmo melhorar a digestão. Não à toa, ganhou espaço cativo na rotina de quem busca mais bem-estar, contudo, há uma dúvida comum sobre o consumo do chá verde: beber a infusão à noite pode atrapalhar o sono?
O consumo de chá verde pode afetar o sono?
A resposta mais direta para essa pergunta é sim, o consumo de chá verde pode afetar o sono e o motivo disso acontecer é devido a cafeína. Assim como o café, o chá verde contém essa substância estimulante, capaz de aumentar a concentração, reduzir o cansaço e deixar o corpo mais alerta.
Uma xícara de 230ml da infusão pode ter, em média, entre 30 e 50 mg de cafeína, segundo publicação do site Healthline. Isso é o suficiente para interferir no sono de pessoas mais sensíveis.
Por isso, é recomendado evitar o consumo da bebida no período noturno, especialmente algumas horas antes de dormir. A cafeína é um estimulante que pode atrasar a chegada do sono profundo, provocar despertares noturnos e até gerar aquela sensação de agitação que deixa difícil “desligar a mente”.
Há exceções?
Embora o chá verde não seja a melhor escolha para a noite, o efeito pode variar de pessoa para pessoa. Quem já está habituado a ingerir cafeína pode não sentir grandes impactos. Ainda assim, a recomendação geral é reservar o consumo para a manhã ou para o início da tarde, quando os benefícios energizantes da bebida são melhor aproveitados.
Para quem gosta de um ritual relaxante antes de dormir, há outras opções mais adequadas de chás que você pode incluir na sua rotina: camomila, erva-cidreira e lavanda são exemplos de chás calmantes, que ajudam o corpo a entrar no ritmo do descanso sem prejudicar a qualidade do sono.