Aos dois meses de idade, Tereza foi diagnostivada com CIV
Carol Ávila | 7 de Julho de 2023 às 17:45
Na última quinta-feira (06), o ator Renato Góes surgiu em suas redes sociais informando que sua filha caçula, Tereza, teve de passar por uma cirurgia de coração. A bebê foi diagnosticada com CIV (Comunicação Intraventricular), uma doença cardíaca, com apenas 2 meses de idade.
Tereza, filha de Góes com a atriz Thaila Ayala, foi levada no dia 21 de junho ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratou da abertura nas paredes que divide as câmaras que bombeiam o sangue do coração. Em seu perfil do Instagram, Ayala explicou a preocupação com o estado de saúde da bebê.
Leia também: Suzana Alves, atriz de Tiazinha, revela transtorno: "Nunca imaginei que pudesse ter"
"Todas as probabilidades mostravam que não ia dar certo e vinha uma palavra que vai dar certo. O médico achou uma parte do coração da menina, que já deveria estar fechada no meu útero e não estava. Estava tendo fluxo sanguíneo de um lado para outro onde não deveria ter", disse a atriz. "Nesse dia eu caí. Um dia o coraçãozinho dela começou a dar sinais. A gente teve que tirar ela às pressas. [Após o parto] o coraçãozinho estava lá com CIV, com uma semana já fizemos exame do coração”, concluiu.
Com o sucesso da cirurgia, Renato Góes agradeceu à equipe do hospital pela melhora de sua filha. "Doutor Gustavo, enfermeiros e técnicos. Todo o time do Einstein, obrigado. O carinho, atenção e cuidado de vocês ficarão para sempre em nossos corações", disse o ator.
As causas da comunicação intraventricular ainda não são completamente compreendidas, mas fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.
Em alguns casos, a comunicação intraventricular pode se fechar espontaneamente à medida que a criança cresce, não exigindo intervenção médica. No entanto, casos mais graves podem requerer tratamento cirúrgico.
Leia também: Claudia Raia revela ter sofrido de problema grave durante gravidez
Os sintomas da comunicação intraventricular podem incluir falta de ar, fadiga, cianose e infecções respiratórias frequentes.
A comunicação intraventricular é uma condição cardíaca congênita relativamente comum, afetando cerca de 1 em cada 500 recém-nascidos.
Mara Maravilha é internada e se emociona ao lembrar de pedido feito pelo filho
No hospital, Zé Celso tem piora no quadro de saúde e rede pede apoio para recuperação
Claudia Raia revela ter sofrido de problema grave durante gravidez
Esqueça o teste de gravidez por xixi! Novo teste tão rápido quanto já está disponível no mercado
Atriz da Disney morre aos 29 anos e a causa é de partir o coração
Insuficiência cardíaca: o que é e como se prevenir