Terapias complementares podem ser utilizadas no tratamento da fibromialgia; entenda

A fibromialgia gera dores crônicas generalizadas e tratamentos são necessários para melhorar a qualidade de vida.

Luana Viard | 4 de Dezembro de 2024 às 16:10

Especialista da Unimed Araxá explica as abordagens mais recomendadas e seus benefícios - Kaboompics.com / Pexels

A fibromialgia é uma condição complexa e difícil de tratar, que impacta milhões de pessoas ao redor do mundo. De acordo com o reumatologista da Unimed Araxá, Carlos Eugênio Parolini, a doença é marcada por dores crônicas generalizadas, cansaço extremo, problemas no sono e dificuldades cognitivas, como problemas de concentração, raciocínio, controle dos pensamentos e aprendizagem, entre outros.

“Embora o tratamento convencional com medicamentos e fisioterapia desempenhe um papel importante no manejo da doença, muitas pessoas também buscam terapias complementares para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida”, ressalta.

Importância dos exercícios físicos

Especialista em tratamentos de fibromialgia, o médico destaca que uma das abordagens mais recomendadas é a prática de exercícios regulares. “Eles podem incluir alongamentos (pilates), atividade aeróbica de baixo impacto como a caminhada, natação e hidroginástica. O treinamento de força também é benéfico para fortalecer os músculos e diminuir a sensação de fadiga”, indica.

Importância da alimentação

A alimentação saudável também desempenha um papel importante. “O uso de dieta anti-inflamatória (restrição de açúcares, farinha refinada) e rica em frutas, vegetais, grãos integrais, além de ácidos graxos e ômega 3 (linhaça, sardinha, salmão, etc.) podem também beneficiar o tratamento. A dieta pode ser acompanhada do uso de suplementos como o magnésio (dimalato) e melatonina. Fora isso, temos as atividades físicas integrativas (mente e corpo) associadas à meditação, respiração e autocontrole: yoga, tai chi e lian gong”, destaca.

Técnicas corporais

Atividades e terapias cognitivo-comportamental

Tratamento deve acontecer em conjunto

A educação do paciente no sentido de saber o que é a fibromialgia, que tem tratamento, que não leva à invalidez e a importância do conhecimento sobre o autocuidado com sua mente e seu corpo são pontos essenciais no manejo da fibromialgia. Por isto, torna-se imprescindível o tratamento do paciente com fibromialgia por equipes interdisciplinares (médico reumatologista, psicólogo, terapeutas, educadores físicos e nutricionista).

“O reumatologista é o especialista responsável para tratar o paciente com fibromialgia e direcioná-lo para quais terapias melhor o atendem naquele momento, em uma decisão compartilhada”, finaliza Dr. Carlos.

cuidados com corpo cuidados com saúde fibromialgia terapias complementares tratamento alternativo fibromialgia

Leia também

Gabi Melim revela diagnóstico que causa paralisia facial: "Meu rosto não mexe"

Neto de Maurício Mattar segue internado e filha do ator atualiza estado de saúde da criança

Shakes realmente ajudam a emagrecer? Veja como usar de forma saudável

Pilates pode ser a solução para essas 5 dores, segundo especialista

13 dicas de como fazer para dormir rápido

É verdade que a mulher sente mais dor do que o homem?