Suco verde em jejum realmente ajuda a desintoxicar o corpo?

Saiba se é verdade que consumir suco verde em jejum é capaz de desintoxicar o organismo de forma eficaz.

Thyago Soares | 11 de Outubro de 2025 às 09:00

- Reprodução / Freepik

O suco verde é tido por muita gente como parte de um ritual matinal mais saudável, afinal, essa bebida promete desintoxicar o corpo e limpar o organismo de toxinas. Apesar de atraente e promissor, será mesmo que incluir esse suco em sua dieta pode beneficiar a saúde? Vamos te contar.

O que é “desintoxicar” e por que esse termo gera confusões

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que o corpo humano já tem um sistema eficiente de “desintoxicação”, com destaque para o fígado, os rins e o intestino. Eles filtram e processam substâncias que não são mais úteis, eliminando as mesmas por meio da urina, fezes e suor.

Dizer que o suco verde “desintoxica” sugere que ele limpa ou purifica o corpo de toxinas acumuladas, entretanto, mas não há evidências de que alimentos ou bebidas específicos façam esse tipo de “limpeza”, uma vez que esse processo já é algo natural do organismo.

RELACIONADAS

5 exercícios para reduzir a flacidez da papada

Estudo tenta 'desligar' cérebro humano e induzir hibernação; entenda

Vai começar a treinar em 2026? Veja 10 cuidados essenciais para evitar lesões, segundo especialistas

Portanto, o primeiro mito a ser derrubado é que o suco verde em jejum executa uma desintoxicação mágica. O que ele pode fazer é contribuir com nutrientes, fibras e compostos bioativos que auxiliam as funções metabólicas e o sistema imunológico.

Quais os benefícios reais do suco verde?

Embora não tenha o poder de “limpar toxinas” de forma milagrosa, o suco verde tem vantagens reais, desde que integrado a uma alimentação equilibrada. Essa bebida é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes devido aos seus ingredientes, como folhas verdes, frutas cítricas, pepino e gengibre, que oferecem inúmeras vitaminas e compostos antioxidantes que colaboram no combate ao estresse oxidativo.

Rico em fibras, o suco verde também ajuda no funcionamento intestinal e pode contribuir para o funcionamento do metabolismo, prevenindo constipação. Outro benefício é que se você usar água de coco na preparação da bebida, esse suco também contribui para a hidratação corporal.

O suco verde não é uma fórmula mágica para eliminar toxinas do corpo, mas pode sim ser um aliado da saúde quando inserido em uma rotina equilibrada!

Compartilhe:
alimentação saúde Suco verde em jejum suco verde

AS MAIS LIDAS

Dia da Visão: tudo o que você precisa saber sobre doação de córneas?

É perigoso esquentar comida na air fryer? Especialistas explicam riscos e cuidados

Óleo de copaíba: para que serve e como usar com segurança

Tontura ao levantar: quando é normal e quando é sinal de alerta