Síndrome de Stevens-Johnson: entenda a doença rara que internou esposa de Frank Aguiar

Carol Santos ficou 10 dias internada em hospital

Carol Ávila | 4 de Julho de 2023 às 14:08

Carol Santos ficou internada por 10 dias na UTI com Síndrome de Stevens-Johnson - Imagem: Reprodução / Instagram

Após ficar 10 dias internada na UTI, Carol Santos, ex-esposa do cantor Frank Aguiar, compartilhou fotos da reação causada pela Síndrome de Stevens-Johnson. Emocionada, ela comemorou sua recuperação e o seu aniversário de 31 anos na publicação.

"[Quero agradecer] ao meu marido Frank Aguiar, que apesar de tudo nunca saiu do meu lado e somos um casal igual todos", disse Carol em seu perfil do Instagram.

Leia também: Culpa da harmonização facial? Saiba tudo sobre a internação de Stênio Garcia

Ela sofre de Síndrome de Stevens-Johnson e teve uma crise recentemente que a fez passar vários dias no hospital. "O Stevens-Johnson que eu tive é uma doença rara e grave que queima o corpo. Eu achei que ia morrer", disse Santos.

Caroline ainda compartilhou que agora as marcas na pele são quase imperceptíveis.

O que é a Síndrome de Stevens-Johnson?

A Síndrome de Stevens-Johnson é uma doença inflamatória rara que afeta a pele e as membranas mucosas, como os olhos, nariz, boca e órgãos genitais.

Essa condição é caracterizada por lesões cutâneas graves, bolhas e ulcerações nas áreas afetadas. A doença é impulsionada pela reação do organismo a certos medicamentos.

Sintomas da Síndrome de Stevens-Johnson

Os sintomas iniciais da SSJ podem ser semelhantes aos de uma gripe, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares e fadiga. No entanto, os sintomas cutâneos geralmente aparecem logo após e podem incluir:

 

O que pode causar a síndrome?

A Síndrome de Stevens-Johnson pode ser desencadeada por uma reação adversa a medicamentos, infecções virais ou bacterianas, ou pode ocorrer devido a causas desconhecidas.

Leia também: Após retirar dentes do siso, jovem é internada por motivo grave e choca internet

Certos remédios, como antibióticos, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios não esteroides, foram associados ao desenvolvimento da doença, mas nem todas as pessoas expostas a esses medicamentos são acometidas pela síndrome.

Diagnóstico e Tratamento da SSJ

O diagnóstico da Síndrome de Stevens-Johnson é realizado por médicos especialistas, como dermatologistas. Geralmente, é baseado nos sintomas apresentados pelo paciente, testes adicionais, como biópsia de pele e exames de sangue.

O tratamento da SSJ é feito em um ambiente hospitalar, sob a supervisão de uma equipe médica especializada. O principal objetivo do tratamento é interromper a progressão da doença, aliviar os sintomas e prevenir complicações. O tratamento pode incluir:

Não há uma cura definitiva para a SSJ, mas um tratamento precoce e adequado pode ajudar a controlar a doença e melhorar os sintomas.

Doença saúde Frank Aguiar Síndrome de Stevens-Johnson

Leia também

Claudia Raia revela ter sofrido de problema grave durante gravidez

Cansaço e falta de energia? Descubra quais alimentos podem te ajudar!

Após sair da Globo, Manoel Soares anuncia decisão drástica

5 alimentos que NUNCA devem ser requentados ou podem te deixar doente

5 hábitos comuns que prejudicam a visão e você não sabia

Raro: mulher com dois úteros dá à luz gêmeos concebidos de maneiras diferentes