A semente de sucupira é recomendada por suas propriedades medicinais. As principais são suas ações analgésica e anti-inflamatória.
Thaynara Firmiano | 16 de Junho de 2021 às 12:00
Conhecida por suas propriedades medicinais, a semente de sucupira, com ação analgésica e anti-inflamatória, é recomendada para o tratamento de problemas gastrointestinais e também para aliviar cólicas menstruais.
Leia também: Benefícios da semente de abóbora: confira quais são
A sucupira é uma grande árvore com propriedades medicinais que auxiliam na melhora de dores e de processos inflamatórios no organismo. Existem dois tipos de sucupira, a sucupira branca, cujo nome científico é Pterodon pubescens, e a sucupira Preta, de nome científico Bowdichia major Mart, e pertencem à família Fabaceae.
Facilmente encontrada no Cerrado brasileiro, as partes da sucupira que mais são utilizadas são as sementes, visto que é delas que se extrai o óleo. Com elas são preparados chás, tinturas e também extratos.
A semente de sucupira é ótima no alívio de dores, principalmente nas causadas por doenças reumáticas.
As sementes possuem uma forte ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de inflamações no organismo e também nas articulações.
Além de auxiliar no combate a dores e inflamações, a semente acelera o processo de cicatrização de machucados. Ou seja, faz com que o organismo se recupere mais rápido de lesões, úlceras e dos mais diversos machucados na pele.
Suas ações anti-inflamatória e analgésica são supereficientes na melhora de dores de garganta, amigdalite e outras inflamações. Igualmente, a semente tem efeito preventivo, que protege essa região de inflamações futuras.
Suas ações antioxidante, anti-inflamatória, analgésica e anestésica auxiliam no tratamento de problemas no útero. Cólicas intensas e síndrome do ovário policístico podem ser amenizadas com seu uso. Do mesmo modo, sua utilização também é indicada para problemas reprodutivos.
A parte da árvore mais utilizada é a semente, que pode ser usada de várias formas. Confira abaixo como usar a semente!
Não há registros de efeitos colaterais, no entanto, a sucupira não é indicada para crianças menores de 12 anos. Bem como seu uso não deve ser feito por grávidas e lactantes.
Outros grupos que devem ter atenção ao seu uso são os de pessoas com doenças renais ou hepáticas; neste caso, a utilização é indicada com moderação.
As pessoas que têm algum tipo de câncer devem consultar seu médico antes de fazer uso da sucupira, para se beneficiar de suas propriedades e, assim, zelar pela manutenção da saúde.