Saiba os efeitos positivos do sol na imunidade e na disposição

Entenda quais os principais efeitos positivos da exposição ao sol para a saúde e o organismo.

Thyago Soares | 22 de Agosto de 2025 às 14:00

Tomar sol pode contribuir para a saúde, quando feito com responsabilidade. - Reprodução / Freepik

O sol pode proporcionar muitos efeitos para a saúde e isso não é segredo para ninguém, não é mesmo? Muito mais do que proporcionar um bronzeado bonito, a luz solar atua como um aliado poderoso da saúde, fortalecendo o sistema imunológico, elevando o humor e regulando o ritmo biológico. Mas como aproveitar os benefícios sem riscos? Veja o que diz a ciência.

Sol e imunidade

A pele é essencial para a produção de vitamina D, sabia? Mais de 90% dela é sintetizada por meio da exposição solar habitual. Esse nutriente, conhecido como ‘vitamina do sol’, vai muito além de fortalecer os ossos e participa do funcionamento do sistema imunológico, contribuindo para prevenir doenças autoimunes, infecções e até alguns tipos de câncer.

Estudos recentes da Universidade de Georgetown indicam que a luz solar ativa mecanismos independentes da vitamina D, como a liberação de óxido nítrico na pele, que ajuda a reduzir a pressão arterial e auxilia a regular a imunidade. Além disso, a luz azul presente nos raios solares estimula os linfócitos T, células fundamentais para a defesa do organismo, acelerando seus movimentos e potencializando sua resposta contra infecções.

RELACIONADAS

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Maior disposição e melhor sono

A luz solar tem um papel vital no funcionamento do relógio biológico e na produção de serotonina, que é o neurotransmissor que promove bem-estar e melhora o humor. Se expor ao sol, em especial pela manhã, ajuda a regular o ciclo circadiano, facilitando o sono à noite, reduzindo o cansaço e combatendo a sensação de melancolia, inclusive a conhecida como depressão sazonal.

É necessário ter cautela na hora de se expor ao sol

Apesar de ser algo benéfico, é necessário ter cautela na hora de se expor ao sol! A radiação UV pode danificar o DNA das células da pele, acelerar o envelhecimento cutâneo e aumentar o risco de câncer. O horário mais eficiente para quem busca produzir vitamina D seria das 10 da manhã às 15 da tarde, segundo publicação do Uol. Contudo, para se expor ao sol nesse período, é imprescindível fazer uso de protetor solar com alto fator de proteção.

Compartilhe:
saúde sol exposição solar

AS MAIS LIDAS

Cirurgia contra depressão? Saiba como funciona o tratamento usado em caso recente

Adultização infantil: entenda por que acelerar a infância faz mal às crianças

Dor no joelho ao subir escadas? Veja o que pode ser e como aliviar

5 hábitos que parecem inofensivos, mas podem afetar sua saúde a longo prazo