Durante uma colonoscopia realizada como parte de uma campanha pela prevenção do câncer de cólon, o ator Ryan Reynolds descobriu um pólipo.
Redação | 15 de Setembro de 2022 às 16:30
Ao participar de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer colorretal, Ryan Reynolds descobriu um pólipo. O crescimento de tecido anormal na membrana mucosa do cólon ou do reto geralmente é benigno, mas com o tempo pode vir a se tornar maligno.
Ryan, astro conhecido por interpretar o anti-herói Deadpool, realizou a colonoscopia por causa de uma aposta com o amigo Rob McElhenney, que também é ator. Os dois são sócios-proprietários do Wrexham AFC, um time de futebol galês da quinta divisão britânica.
“Somos tão competitivos, que no ano passado Ryan e eu fizemos uma aposta”, revelou Rob.
A aposta era que se o amigo aprendesse a falar galês, Reynolds passaria por uma colonoscopia filmada.
“Nós apostamos? Não me lembro disso”, diz ele no vídeo. Porém, assim que McElhenney começa a falar em galês, admite que fez a aposta e perdeu.
“Não é todo dia que você pode aumentar a conscientização sobre algo que definitivamente salvará vidas. Isso é motivação suficiente para eu deixar você ver uma câmera sendo enfiada no meu traseiro”, afirmou Ryan no começo do vídeo.
Leia também: 12 dicas para se prevenir do câncer colorretal
O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais diagnosticado no Brasil, informa o Inca. E também nos Estados Unidos, segundo a Sociedade Americana do Câncer. A colonoscopia é um exame capaz de identificar a doença antes que evolua. Foi exatamente o que aconteceu. Ao longo da gravação da colonoscopia do ator, os médicos descobriram um pólipo.
“Você fez uma preparação tão boa que consegui encontrar um pólipo extremamente sutil no lado direito do seu cólon”, contou o médico para o paciente logo depois do procedimento. “Isso potencialmente salvou a sua vida. Eu não estou brincando. Não estou sendo muito dramático. É exatamente por isso que você faz esse procedimento”, ele acrescentou.
Apesar do clima de brincadeira, os amigos de Hollywood fizeram questão de enfatizar que se trata de um procedimento sério, que pode salvar inúmeras vidas.
“Rob e eu completamos 45 anos este ano”, explicou Ryan. “E você sabe, nessa idade é preciso fazer uma colonoscopia. É um passo simples que pode literalmente salvar a sua vida”, concluiu ele.