Entenda o que cada tipo de ruído sonoro faz, como eles podem beneficiar a saúde cerebral e qual o melhor para dormir.
A ansiedade e a insônia estão entre os males com os quais um grande número de pessoas sofre. Contudo, surgiu nas redes sociais ferramentas que prometem contribuir para acalmar a mente, relaxar, auxiliar no foco e melhorar a qualidade do sono: os ‘sons relaxantes’.
Também conhecidos como ‘sons coloridos’, esses sons prometem atuar de distintas formas no cérebro e ativar estímulos distintos, causando efeitos únicos. Mas afinal, como cada um deles afeta o cérebro? Vamos te contar.
O que são ruídos branco, rosa e marrom
Os chamados ruídos branco, rosa e marrom são alguns dos sons que viralizaram nas redes sociais e apesar de se proporem a contribuir para a saúde mental, o foco e a melhra na qualidade do sono, eles são diferentes.
O ‘ruído branco’, por exemplo, é caracterizado por misturar todas as frequências audíveis com a mesma intensidade, criando um som uniforme e neutro, parecido ao de uma TV fora do ar, ideal para mascarar barulhos externos.
Já o ‘ruído rosa’ distribui mais energia nas frequências mais baixas, resultando em um som mais suave e equilibrado, semelhante à chuva ou às ondas do mar, que favorece o relaxamento. Enquanto o 'ruído marrom', é ainda mais profundo e grave, remetendo a trovões distantes ou o som constante de uma cachoeira, proporcionando uma sensação de acolhimento e ajudando a desacelerar a mente.
Como cada tipo de ruído afeta o cérebro
Todos os três tipos mais populares de sons mencionados acima funcionam através do mascaramento sonoro, criando uma espécie de ‘manto auditivo’ contínuo que impede que ruídos esporádicos perturbem o sono ou a concentração, em especial o ruído branco.
O ruído rosa, por outro lado, é o objeto de pesquisas que afirmam que sons nessa frequência podem promover ondas cerebrais de sono profundo, melhorando o descanso, beneficiando a memória e o relaxamento.
Agora, os pesquisadores dizem que ruído marrom é especialmente benéfico para quem possui problemas de atenção ou um diagnóstico de TDAH. Ensaios científicos afirmam que as frequências sonoras emitidas por esse tipo de som auxiliam ao cérebro com TDAH a ter mais foco e concentração.
Qual ruído ajuda mais no sono?
Teoricamente, o ruído rosa seria o mais indicado para quem deseja atingir o sono profundo mais facilmente, como mencionamos acima. Contudo, todos os ‘sons coloridos’ contribuem para o mascaramento de sons urbanos e auxiliam você a entrar no estado de sono, sendo o ruído branco o mais eficaz nisso.
Como usar no dia a dia
Para incluir o uso desses sons e frequências em seu cotidiano, você pode se valer de playlists no YouTube ou nos serviços de streaming de música, também há aplicativos específicos que contém esses sons.
Se perceber dependência, desconforto ou se tiver problemas persistentes de sono, é imprescindível buscar orientação médica.
Seja para dormir melhor, relaxar ou manter o foco, testar diferentes tipos de ruído pode ajudar você a descobrir o som perfeito para o seu cérebro.