Rio de Janeiro terá campanha permanente para cuidados com a saúde mental

Entenda nova campanha do estado do Rio de Janeiro que prevê cuidar e prevenir as questões de saúde mental da população fluminense.

Thyago Soares | 27 de Novembro de 2025 às 09:45

Cuidar da saúde mental é fundamental para manter o bem-estar. - Reprodução / Freepik

O estado do Rio de Janeiro faz investimento permanente nos cuidados com a saúde mental da população. Foi sancionada a lei 11.033/25, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Alerj, que proporciona a todo o território fluminense uma campanha contínua voltada à prevenção e ao tratamento de transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Entenda como vai funcionar essa campanha

A nova iniciativa muda o ritmo das tradicionais campanhas pontuais de cuidados com a saúde mental e a proposta prevê a realização regular de debates, palestras, eventos educativos e ações de conscientização sobre saúde mental. A premissa é atingir tanto jovens e adolescentes quanto adultos de todas as idades.

Segundo publicação do site da ALERJ, está entre os objetivos reforçar a prevenção do suicídio, especialmente nas escolas da rede pública e privada. A lei prevê, ainda, o combate ao estigma associado aos transtornos mentais, a divulgação de informações sobre tratamentos disponíveis e a promoção de políticas públicas e parcerias com a iniciativa privada para ampliar o alcance dessas ações.

RELACIONADAS

Pintar as unhas do pé de preto como Cristiano Ronaldo evita a micose? Saiba o que dizem os especialistas

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Mel Maia passa por transição capilar e compartilha resultado; veja antes e depois

Por que essa iniciativa é tão importante

Desde a pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos, como isolamento, inseguranças econômicas, luto e mudanças nos laços sociais, houve um declínio da qualidade da saúde mental do brasileiro. 

Estudos apontam que a ansiedade e a depressão estão entre as doenças mais comuns do Brasil, apenas no primeiro semestre de 2025, o SUS realizou 192 mil atendimentos relacionados à saúde mental , segundo Ministério da Saúde, um aumento de 20% em relação ao ano de 2023, por exemplo, no qual foram contabilizados 158 mil. 

Segundo publicação do Ministério da Saúde, o Brasil vem expandindo a sua rede de apoio às pessoas que sofrem com a saúde mental, de modo que hoje, há 3.058 postos de atendimento do CAPS com equipes multidisciplinares espalhadas por todo o país. Em junho de 2025, por exemplo, foi anunciada a construção de mais 130 unidades. 

Por isso, é de suma importância o anúncio que o Estado do Rio de Janeiro irá consolidar práticas de prevenção e cuidados com a saúde mental.


Quer acompanhar de perto conteúdos sobre bem-estar e saúde? A revista Seleções traz, a cada edição, reportagens cuidadosas que podem te manter informado e ajudar você a ter ainda mais qualidade de vida. Assine a versão impressa e receba em casa conteúdo que ajuda você a cuidar da mente com informação, empatia e consciência.

Compartilhe:
notícias saúde mental saúde rio de janeiro cuidados com a saúde

AS MAIS LIDAS

Nova vacina brasileira contra a dengue é aprovada pela Anvisa; veja quem poderá tomar

Elba Ramalho surge irreconhecível e especialista desvenda segredos do rejuvenescimento

Seu bebê acabou de nascer? Veja quais exames são indispensáveis nos primeiros dias de vida do bebê

Chá de cravo-da-índia ajuda a aumentar a libido? Veja cuidados e contraindicações