Conheça as possíveis causas da retenção de líquidos e aprenda a aliviar o incômodo com dicas caseiras simples e naturais.
Iana Faini | 11 de Março de 2020 às 13:00
Algumas vezes, os fluidos que deveriam transitar pelos vasos sanguíneos se armazenam excessivamente nas células e entre elas. Apesar de geralmente não ser um problema grave, a retenção de líquidos causa desconfortos como sensação de inchaço pelo corpo e dores nas pernas.
Embora os diuréticos sejam muito utilizados para tratar o incômodo, alguns remédios caseiros também podem ajudar, como, por exemplo, alguns tipos de chás e a inclusão de frutas e vegetais na alimentação. Saiba mais sobre a retenção de líquidos a seguir e descubra aliviar o incômodo.
A retenção de líquidos pode ter como causa o abuso do sal na alimentação, que faz com que os fluidos migrem do fluxo sanguíneo e se armazenem nos espaços intercelulares do organismo, causando o inchaço. Já o inchaço pré-menstrual tem outras causas: as variações hormonais alteram as funções dos vasos sanguíneos e das glândulas linfáticas. O distúrbio pode ainda estar associado a problemas renais, cardíacos ou hepáticos.
Procure um médico se a retenção de líquidos causar inchaço no seu abdome ou em extremidades do corpo, e o problema persistir por mais de 1 semana; se o inchaço se mostrar muito forte, a ponto de deixar marca na pele em um ponto que você pressionar com o dedo; ou se a retenção for acompanhada de outros sintomas, como fadiga excessiva e palpitação.
Após descartar problemas cardíacos ou alguma outra doença grave subjacente, siga as dicas a seguir para diminuir a retenção de líquidos:
Procure ingerir cerca de 5.000 mg de potássio diariamente, se você estiver retendo líquidos. O potássio não atua propriamente como diurético, mas, se bem equilibrado com o sódio, garante a boa dosagem de fluidos no organismo. Coma frutas e vegetais ricos nesse elemento, como banana, abacate e frutas cítricas. Uma banana média contém mais de 500 mg de potássio, e um abacate, mais de 1.000 mg.
Outra maneira de diminuir o inchaço é calçar um par de meias elásticas logo que levantar pela manhã. Elas comprimem suas pernas e evitam que seus tecidos inchem muito.
Se você chegar do trabalho com as pernas e pés inchados, deite-se e faça com que eles fiquem em um nível acima do resto do corpo com ajuda de travesseiros ou almofadas. Os líquidos excedentes voltarão para a corrente sanguínea, até chegar aos rins, facilitando sua eliminação através da urina. Ponha os pés para cima durante 1 ou 2 horas diariamente, se possível.
Procure comer aipo, melancia, aspargos e pepino, que possuem substâncias diuréticas e ajudam a diminuir o inchaço.
A cúrcuma (também chamada de açafrão-da-terra) tem propriedades anti-inflamatórias, e tem se mostrado um poderoso aliado no combate à retenção de líquidos, de acordo com pesquisas realizadas na China. Use essa especiaria no preparo de alimentos.
A salsa é um aliado antigo no combate à retenção de líquidos. Para preparar um chá, deixe 2 colheres de chá de salsa desidratada em infusão em 1 xícara de água fervente por 10 minutos. Você pode beber até 3 xícaras diariamente para aliviar o incômodo.
Talvez isso soe estranho, mas talvez você precisa beber mais água para resolver o problema de retenção de líquidos. Se você estiver desidratado, o seu organismo pode estar armazenando água para dar conta do que ele identifica como uma perda de líquidos.
Além disso, ao ingerir mais água você vai urinar mais, eliminando mais sal do seu organismo. Ponha uma garrafa grande de água na geladeira toda manhã, e tente bebê-la toda até o fim do dia.
Mantenha a ingestão de sódio abaixo das 2.400 mg diárias. A maior parte do sal que ingerimos diariamente não vem do saleiro, mas de alimentos processados industrialmente, como sopas, molhos e lanches rápidos.
Substitua esses alimentos por frutas, vegetais e grãos. Se você tiver de comer produtos industrializados, dê preferência aos que tenham baixo teor de sódio.
Faça exercícios regularmente para reduzir o inchaço nas pernas, problema bastante comum em casos de retenção de líquidos. O problema costuma se agravar no final do dia. Faça ao menos entre 20 e 30 minutos de exercícios, como caminhar, correr, andar de bicicleta, pelo menos 4 vezes por semana.
Beba de 2 a 4 xícaras de chá de dente-de-leão diariamente. A folha do dente-de-leão possui propriedades diuréticas naturais e faz com que os rins consigam processar mais água. Além disso, o dente-de-leão também é rico em potássio.
Para fazer o chá, adicione 2 colheres de sopa da erva seca (vendida em lojas de produtos naturais) a uma jarra de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e deixe esfriar antes de beber. O chá de cabelo de milho também tem propriedades diuréticas, devido à sua grande quantidade de potássio.
Coloque 1 colher de chá de cabelo de milho na água fria. Ferva de 2 a 3 minutos e coe. Beba algumas xícaras por dia. Ou faça um chá de urtiga, também um diurético natural: junte 1 colher de chá a 1 xícara de água. Ferva por 1 minuto, retire do fogo e deixe em repouso por 10 minutos. Beba 1 xícara 4 vezes por dia.
As informações dessa matéria foram retiradas de material publicado pela Revista Seleções.
Conheça a dieta bizarra que Adele seguiu para perder 45kg
Conheça o Bastão Antiatrito: a fórmula mais amada pela comunidade da Sallve ganha nova versão
5 melhores perfumes amadeirados para marcar presença
Unhas em gel azul: 18 ideias para você arrasar
Maquiagem para pele negra: 7 inspirações para diferentes ocasiões
Como economizar dinheiro? Conheça 8 hábitos de quem sabe poupar