Saiba quanto tempo essas lesões costumam levar para cicatrizar e dicas de como cuidar das queimaduras para melhorar.
Com a chegada do verão, as queimaduras de praia são uma preocupação extremamente relevante. Afinal, muita gente acaba recorrendo às praias e piscinas para se refrescar, se expondo ao sol por muitas horas e correndo riscos de terem suas peles queimadas.
Obviamente, a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode resultar em queimaduras de praia, um problema comum, entretanto, a intensidade da queimadura depende do tempo de exposição, do tipo de pele e do uso de protetor solar.
Quanto tempo dura uma queimadura de praia?
O tempo de recuperação de uma queimadura solar pode variar de acordo com a gravidade da lesão, em casos leves, normalmente as queimaduras se caracterizam por apresentarem vermelhidão e leve desconforto, tendendo a desaparecer em cerca de 3 a 5 dias.
Já as lesões de gravidade moderada podem apresentar inchaço, maior sensibilidade e até formação de bolhas pequenas. O tempo de recuperação varia entre 5 e 7 dias, podendo chegar a 10 dias para uma cicatrização completa.
E quanto aos casos graves? Bem, essas lesões são consideradas graves quando há queimaduras mais profundas, bolhas extensas e dor intensa, a recuperação pode levar mais de 10 dias e, em alguns casos, necessitando acompanhamento médico para evitar complicações como infecções ou manchas permanentes.
Como tratar queimadura de praia?
É importante frisar que para evitar as queimaduras de praia, é imprescindível se valer do uso de um bom filtro solar e de reaplicar o produto a cada duas horas quando se expõe ao sol. Passar muito tempo em exposição direta à luz solar não é muito recomendado, especialmente nos horários de pico do calor e da intensidade do sol. Logo, a prevenção é a melhor estratégia!
1. Compressas frias e banhos mornos
Aplicar compressas de água fria ou tomar banhos mornos pode aliviar a sensação de calor e reduzir a inflamação. Evite banhos quentes, pois podem ressecar ainda mais a pele.
2. Nada de estourar as bolhas
Caso surjam bolhas em suas lesões, evite rompê-las para prevenir infecções e garantir uma cicatrização adequada.
3. Aposte no uso de cremes hidratantes e cicatrizantes
Além dos hidratantes comuns, produtos com dexpantenol ou vitamina E auxiliam na regeneração da pele.
4. Use roupas confortáveis
Prefira tecidos frescos e largos para evitar o atrito na pele sensível e aumentar o conforto.