Os problemas relacionados à falta de sono de qualidade podem ser ainda mais graves do que você imagina.
Você provavelmente já ouviu falar que tudo no orgamismo está relacionado. Bem, um novo estudo pode ser uma evidência desta frase, uma vez que indica uma relação entre a qualidade do sono e o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.
Portanto, veja mais detalhes sobre a pesquisa e sobre os efeitos que a saúde do sono possui em outras questões do corpo.
Você também pode gostar:
Entenda o que diz o estudo
O artigo publicado na revista JAMA Network Open em março deste ano analisou informações sobre 247 867 adultos presentes no banco de dados UK Biobank no período de 1º de maio até 30 de setembro de 2023. Assim, os pesquisadores dividiram os participantes em quatro grupos com base na quantidade de horas que eles dormem por noite. Eles analisaram também a dieta das pessoas estudadas.
Dessa forma, os autores concluíram que o pouco tempo de sono está associado ao aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, eles constataram também que uma alimentação balanceada não é capaz de reduzir as chances do problema nas pessoas que costumam dormir pouco. Seguindo nessa linha, os pesquisadores apontaram que aumentar o tempo de sono para pelo menos 7 horas por dia já ajuda a reduzir esses riscos.
Vale lembrar que a diabetes tipo 2 é uma doença crônica em que os níveis de açúcar no sangue aumentam e o organismo desenvolve resistência à insulina e pode ser evitada, diferente do tipo 1 que é uma condição hereditária. Nesse sentido, é válido ressaltar a importância de manter hábitos saudáveis e realizar acompanhamento médico com frequência.
Leia também: Médico esclarece como é o câncer de Preta Gil: "aumentam de tamanho"