Temperaturas amenas, menos sol e férias impulsionam os procedimentos cirúrgicos nesta época do ano
Você já deve ter notado que com a chegada das temperaturas mais frias, muitas pessoas aproveitam o período para realizar cirurgias plásticas. Mas você sabe o que está por trás dessa escolha? De acordo com o cirurgião plástico Dr. Gerson Julio, entre os principais motivos para o aumento de procedimentos estéticos durante o período está o maior conforto no pós-operatório.
“Existe essa ideia de que o inverno é uma estação mais agradável e, de fato, há vantagens. O uso de cintas e malhas após cirurgias corporais é mais tolerável no frio, há menor radiação solar e, consequentemente, menor risco de exposição ao sol”, explica. “Mas nós operamos o ano todo. Muitos pacientes dizem que, com o ar-condicionado, a estação acaba não interferindo tanto. O mais importante é o momento em que a pessoa se sente pronta e confortável para fazer o procedimento, o que muitas vezes depende mais da agenda do que da época do ano.”
Além do conforto, outro fator importante é o planejamento. Muitas pessoas aproveitam as férias escolares ou do trabalho para passar pela cirurgia com mais tranquilidade. “Tem muitos adolescentes e jovens adultos operando nessa época, por ser um período de férias. Você vê muitas próteses de mama, muitas cirurgias de nariz, muita lipoaspiração”, completa o médico.
Quais são as cirurgias mais procuradas no inverno
De acordo com Dr. Gerson, os procedimentos mais buscados variam de acordo com a idade e os objetivos de cada paciente. Porém, cirurgias faciais, próteses de mama, rinoplastias e lipoaspirações lideram a lista nesta época do ano.
Existe uma melhor época do ano para operar?
De acordo com o especialista, embora o inverno ofereça condições mais agradáveis para o pós-operatório, as cirurgias plásticas podem ser realizadas em qualquer época do ano. O especialista explica que a procura é constante, e que a leve preferência pelos meses frios se deve apenas ao conforto proporcionado pelas temperaturas mais amenas, e não uma exigência médica.
Cirurgia exige responsabilidade, em qualquer estação
Independentemente da estação do ano, o que realmente faz a diferença no sucesso de uma cirurgia plástica é a escolha consciente e segura. Todo procedimento deve ser indicado por um médico qualificado, com base em avaliação clínica e exames adequados. Além disso, o acompanhamento profissional antes, durante e depois da cirurgia é essencial para garantir uma recuperação saudável e evitar complicações.
Também é fundamental optar por clínicas e hospitais bem avaliados, com estrutura adequada e profissionais experientes, além de seguir todas as orientações médicas com responsabilidade. Cirurgia plástica é coisa séria e requer planejamento, cuidado e respeito ao seu próprio corpo.