Entenda quais alimentos você deve comer e quais você pode evitar para prevenir o surgimento de pedra nos rins.
Os cálculos renais, popularmente chamados de “pedra nos rins”, podem surgir quando sais e minerais se cristalizam nos rins ou no trato urinário e são motivo de medo, afinal, eles causam dores intensas. Contudo, felizmente, além dos tratamentos médicos tradicionais, a alimentação desempenha um papel de suma importância na prevenção e na recidiva desse problema. Fique conosco para saber quais alimentos são imprescindíveis para evitar pedras nos fins!
O que incluir na dieta para evitar pedras nos rins
Para reforçar a saúde renal, vale apostar em alimentos e hábitos que ajudam a diluir substâncias formadoras de cristais, equilibrar a urina e reduzir a sobrecarga nos rins. Entre as recomendações estão beber bastante água, entre 2 a 3 litros por dia, se possível, dar preferência à ingestão de frutas frescas como melancia, melão, banana, pêra, mamão e verduras, como pepino, abobrinha, pimentão e alface.
Também é indicado consumir cereais integrais como arroz integral, aveia, quinoa, vegetais tuberosos mais saudáveis como batata-doce, e proteínas de origem vegetal, ou magras de origem animal, sem exageros.
Como adotar isso no dia a dia
- Comece o dia com um copo grande de água
- No almoço e jantar, priorize saladas variadas com vegetais frescos, arroz integral ou batata-doce, e proteínas magras ou leguminosas
- Reduza o sal na preparação e evite alimentos prontos, embutidos, sopas de saquinho ou enlatados
- Faça lanches saudáveis e prefira ingerir frutas frescas, iogurte natural ou tubérculos assados em vez de salgadinhos
O que evitar ou reduzir
Ainda mais importante do que saber o que incluir em sua dieta, é necessário entender o que você não deve comer com frequência, uma vez que vários alimentos e hábitos favorecem a formação de cálculos renais e devem ser moderados.
O excesso de sal e sódio, por exemplo, favorece a eliminação de cálcio pelos rins, o que pode combinar com oxalato e formar pedra. Portanto, alimentos como carnes vermelhas, embutidos e proteínas animais em excesso também devem ser evitados, pois aumentam ácido úrico e cálcio urinário, favorecendo a cristalização.
Opções de alimentos ricos em oxalato,substância presente em espinafre, beterraba, amendoim, chocolate e chá preto também merecem atenção especial. Por último, mas não menos importante, os refrigerantes e bebidas industrializadas não devem ser parte da sua rotina alimentar, uma vez que podem agravar de forma grande as chances de formação de cálculos renais.