A marca recomenda que os clientes suspendam o uso do creme dental e procurem um dentista caso apresentem sintomas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda da pasta de dente Colgate Total Clean Mint. A decisão foi motivada pelo número significativo de denúncias sobre reações adversas após o usp do produto.
Mais de 1,2 mil pessoas relataram à Anvisa reações como ardência, inchaço, aftas, dores e irritações na boca até o fim de maio. Não foi a primeira vez que o creme dental foi alvo de reclamações, e a venda já havia sido proibida anteriormente.
Entenda o que aconteceu
De acordo com o G1, a pasta de dente Colgate Total Clean Mint mencionada nos relatos passou por algumas mudanças. Antes, o produto se chamava Colgate Total 12 e teve uma alteração na fórmula em julho de 2024. Na ocasião, o fluoreto de sódio foi substituído pelo fluoreto de estanho como ingrediente ativo.
Reprodução/Divulgação
Em 27 de março a venda do creme dental foi suspensa após o registro de 13 casos de reações, ainda conforme o G1. A Colgate conseguiu a suspensão temporária da medida, mantendo o produto à venda a partir de 30 de março, mas em 29 de abril apresentou o pedido de retirada do recurso. E até o fim de maio houve essa alta nas reclamações.
Desde a suspensão, a Anvisa determinou uma investigação para apurar quais componentes podem estar causando as reações. A mudança do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho é apontada como uma possibilidade, mas ainda não há confirmação de que ela seja realmente a causa.
Em nota publicada no site, a Colgate afirmou que está colaborando com a Anvisa na investigação, e que os clientes podem solicitar a troca do produtos caso apresentem os seguintes sintomas:
"Infelizmente eu também tive problemas! Manchas vermelhas dentro da minha boca, logo comuniquei o dentista e ele suspendeu o uso dessa pasta, troquei para Colgate tradicional a vermelhinha e não tive mais problemas", relatou a internauta Cariny Santana em seu perfil no X, antigo Twitter.
"Estou exatamente aqui nesse momento com a boca extremamente inchada, queimada e ardendo pelo uso desse creme dental. Até a língua está comprometida! Absurdo", comentou a usuária Dani X.