A paralisia de Bell é uma condição temporária que causa fraqueza ou paralisia súbita de um lado do rosto, frequentemente associada a infecções virais.
A Paralisia de Bell é uma condição neurológica que provoca a paralisia temporária dos músculos faciais, afetando a simetria e o movimento do rosto. Embora possa assustar, a maioria dos casos se resolvem sem tratamento significativo. Recentemente, a paralisia chamou a atenção do público após a cantora Gabi Melim revelar a sua experiência com a doença, trazendo à tona discussões sobre suas causas, sintomas e opções de tratamento.
Na última segunda-feira (2), Gabi Melim compartilhou com os seguidores o seu estado de saúde e informou que estava passando por exames após o diagnóstico. A musa, que está prestes a embarcar na sua nova turnê solo, revelou que está tomando todas as medidas possíveis para tratar a paralisia a tempo de se recuperar para a sua série de espetáculos.
O que é a paralisia de Bell?
Essa condição é caracterizada pela fraqueza súbita de um dos lados do rosto, o que causa uma mudança e afetação na expressão facial. Isso ocorre devido a paralisia do nervo facial, que causa uma dificuldade na motricidade dos músculos localizados no rosto. Pessoas afetadas pela paralisia de Bell normalmente não conseguem abrir ou fechar os olhos, mover a testa e a boca.
Quais são as causas da paralisia de Bell?
Os especialistas da área da saúde ainda não conseguiram determinar uma causa exata para essa condição. Contudo, há alguns fatores que se mostram contribuintes para o desenvolvimento dessa doença: altos níveis de stress, ansiedade, baixa imunidade, mudanças muito bruscas de temperatura e até mesmo infecções virais.
“Esse tipo de paralisia é um trauma que pode ser causado por diversas causas, dentre elas a idiopática – ou seja, sem causa definida –, geralmente ocasionada de forma viral; traumática; infecciosa e neoplásica”, explicou o especialista José Ricardo Gurgel Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, em matéria no site da instituição.
Quais os sintomas da paralisia de Bell?
Usualmente, o principal sintoma dessa condição é a fraqueza muscular em apenas um dos lados do rosto. Porém, são apontados como possíveis indícios do começo da condição: dor no olho, dificuldades em fechar o olho e uma menor produção lacrimal.
Como tratar a paralisia de Bell
A paralisia de Bell é tratada através do uso combinado de medicamentos, como corticóides, e de fisioterapia facial que fica responsável por reabilitar os movimentos faciais.