Medicamento que está famoso pode causar problemas sexuais.
Com a crescente popularidade do Ozempic para o tratamento do diabetes tipo 2 e controle de peso, um novo estudo divulgado no International Journal of Impotence Research (IJIR) destacou uma preocupação significativa sobre os riscos para a saúde masculina.
A pesquisa sugere que o uso do medicamento pode diminuir os níveis de testosterona no organismo masculino, o que pode levar a problemas como diminuição da libido e disfunção erétil.
Através das conclusões do estudo, Tiago Mierzwa, urologista e andrologista especializado em saúde sexual masculina, alerta no site boa forma que o uso não supervisionado do Ozempic pode trazer graves consequências para a saúde dos homens.
Leia também: Entenda qual a importância da testosterona para as mulheres
Perigos do Ozempic para a saúde dos homens
“O Ozempic, quando usado sem critério e fora das indicações médicas apropriadas, pode expor os homens a problemas graves, como a perda da libido e o desenvolvimento de disfunção erétil”, explica Mierzwa.
De acordo com o médico, é crucial entender que até mesmo indivíduos saudáveis podem enfrentar problemas ao utilizar medicamentos de maneira indiscriminada, principalmente quando não há uma indicação clínica específica.
Redução nos níveis de testosterona
Além dos potenciais impactos na libido e na função erétil, o estudo também destacou os riscos relacionados ao uso de Ozempic em homens não diabéticos e obesos, enfatizando a preocupação com a redução dos níveis de testosterona como um fator que pode provocar problemas sexuais.
“Tanto nós da comunidade médica quanto a população em geral deve ser lembrada da importância da buscar orientação profissional qualificada antes de iniciar qualquer tratamento com Ozempic, assim como qualquer medicamento da moda, e a aderir estritamente às diretrizes médicas para seu uso apropriado, visando a prevenção de potenciais efeitos adversos à saúde”, conclui o profissional.
Leia também: O que é Gouinage? Entenda como funciona o sexo sem penetração