A terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma forma de terapia que pode ajudar a transformar a visão de mundo de um paciente, já demonstrou ser pelo menos
Julia Monsores | 15 de Maio de 2020 às 21:00
A terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma forma de terapia que pode ajudar a transformar a visão de mundo de um paciente, já demonstrou ser pelo menos tão eficaz quanto as drogas no tratamento da depressão.
Além disso, tem o benefício adicional de não apresentar efeitos colaterais. A TCC tem se provado tão eficaz que, para ampliar o seu uso, o Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres bolou um programa da TCC computadorizado denominado “Beating the Blues” (Vencendo a Tristeza). Ele vem sendo recomendado pelo Serviço Nacional de Saúde, do Reino Unido, em preferência a remédios, em casos de depressão fraca a moderada.
Os resultados demonstraram, em várias ocasiões, que o programa da TCC alivia a ansiedade e a depressão. E isso de forma mais rápida e com resultados mais duradouros do que os comprimidos comumente receitados.
Nós sabemos que a ansiedade e a depressão podem prejudicar (e muito) a qualidade de vida das pessoas. Por isso, confira também estes outros posts sobre o tema:
Reconhecer a necessidade de acompanhamento psicológico pode ser difícil no começo. Porém, para muita gente – não apenas para quem está lindando com a dor de um luto, por exemplo – a psicoterapia pode ser um porto seguro durante um período difícil. Ou uma parte inestimável do tratamento de um problema de saúde mental em andamento.
Principalmente agora, em tempos de isolamento social, você pode beneficiar-se bastante.
Depois de algumas sessões com seu terapeuta, você se verá observando seus sentimentos e comportamentos sob uma nova luz. Para alguns pacientes, comparecer às sessões semana após semana será o bastante para desencadear um processo de cura.
Por isso, se você está enfrentando alguma situação delicada em sua vida agora, ou se acredita que precise de um acompanhamento terapêutico, procure ajuda.
E confira aqui tudo o que você precisa saber sobre terapia online em tempos de quarentena.