Considerado um fenômeno comum, o ronco pode prejudicar a qualidade de vida de quem sofre com ele. Os roncos ocorrem quando algumas estruturas da boca e da
Considerado um fenômeno comum, o ronco pode prejudicar a qualidade de vida de quem sofre com ele. Os roncos ocorrem quando algumas estruturas da boca e da garganta — a língua, o palato mole e a úvula — vibram contra as amígdalas e as adenoides. Existem muitas causas possíveis para o ronco, e uma delas diz respeito à alimentação.
A influência da alimentação no ronco
Comer refeições pesadas, ou abusar de bebidas alcoólicas antes de dormir, faz com que os músculos da garganta relaxem mais do que o normal, o que provoca o ronco.
Procure se alimentar de comidas leves à noite, como sopas, proteínas e vegetais. E também sempre espere no mínimo 3 horas antes de ir deitar.
Outra possível causa para o ronco é o refluxo gastroesofágico, que está associado ao consumo de alimentos como chá (preto e mate), embutidos, café, chocolates e bebidas com gás antes de dormir. Para conferir 15 formas de diminuir a azia e o refluxo gastroesofágico, clique aqui!
Além disso, procure adotar uma alimentação equilibrada e evitar o sedentarismo, pois o excesso de peso também é um fator de risco para os roncos. E isso porque a gordura em quantidade elevada no corpo pode ocasionar o estreitamento da garganta e dificultar a passagem de ar.
Algumas medidas para evitar os roncos
➾ Se o seu ronco tem uma incidência maior em alguma época do ano — se você é alérgico ao pólen, por exemplo —, beber um chá de urtiga pode te ajudar.
Para prepará-lo, derrame 1 xícara de água fervente sobre 1 colher de sopa da erva desidratada. Cubra o chá e deixe descansar por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara antes de ir para a cama — você pode conferir mais chás e suas funções curativas clicando aqui.
➾ Se o ronco estiver sendo provocado porque suas vias nasais estão bloqueadas em função de uma gripe ou resfriado, tome um descongestionante ou anti-histamínico antes de dormir.
Quando procurar um médico?
Roncos em excesso e muito altos podem significar apneia do sono, uma doença que requer tratamento médico. Por isso, procure um médico se, ao roncar, você parar de respirar por alguns instantes; acordar sentindo falta de ar; acordar com dor de cabeça, ou ainda se dormir ou se sentir sonolento durante o dia.
Gostou dessas dicas? Então confira mais dicas de como ter uma noite de sono perfeita!