Saiba o que causa obstrução intestinal, quadro pelo qual Bolsonaro precisou ser submetido à uma cirurgia.
O ex-presidente Jair Bolsonaro precisou ser submetido a uma cirurgia de laparotomia a fim de desobstruir o seu intestino. Agora considerado réu por tentativa de golpe de estado pelo STF, o político segue sofrendo as consequências do atentado que sofreu em 2018, no qual recebeu uma facada no abdômen.
A obstrução intestinal pode ser um problema complicado causado por múltiplos fatores. No caso de Bolsonaro, os riscos de obstrução e sub obstrução do intestino são maiores devido ao número elevado de procedimentos cirúrgicos já feitos no abdômen do político após a facada, contudo, outros fatores também podem levar a esse quadro.
O que é a obstrução intestinal?
A obstrução intestinal é um bloqueio parcial ou total que impede a passagem de alimentos, líquidos e gases pelo trato digestivo. Quando isso acontece, o conteúdo intestinal não consegue avançar normalmente, provocando sintomas como dor abdominal, inchaço, náuseas e constipação.
Esse bloqueio pode ocorrer em diferentes partes do intestino, seja no delgado ou no grosso, e exige diagnóstico rápido, pois, em casos graves, pode levar a complicações como infecção generalizada e até mesmo à morte.
Quais são as causas da obstrução intestinal em adultos?
Nos adultos, as causas mais comuns de obstrução intestinal estão relacionadas a cirurgias abdominais anteriores, que deixam cicatrizes internas chamadas de aderências. É justamente esse o caso de Bolsonaro, que passou por cirurgia em 2018 devido a uma facada que sofreu durante a campanha eleitoral.
Outros fatores comuns incluem hérnias, tumores e inflamações. Dependendo do ponto onde ocorre o bloqueio, a causa pode variar:
-
No início do intestino delgado (duodeno): pode ser provocado por câncer pancreático, tecido fibroso (de úlceras ou cirurgias) ou inflamações, como na doença de Crohn.
-
Em trechos mais distantes do intestino delgado: podem estar envolvidos elementos como pedras biliares, alimentos não digeridos ou até infestação por vermes.
-
No intestino grosso: os principais causadores são tumores malignos, diverticulite e fezes endurecidas. Em casos mais raros, torções intestinais ou cicatrizes internas também podem obstruir a passagem.
Obstrução intestinal em bebês: entenda as diferenças
Em bebês os bloqueios intestinais geralmente decorrem de anomalias presentes desde o nascimento, como porções ausentes ou estreitas do intestino, enrolamento de segmentos intestinais, acúmulo denso de mecônio, ou síndrome do tampão de mecônio, ou ainda o deslizamento de uma parte do intestino dentro de outra.
Quais os riscos da obstrução intestinal?
Além do desconforto e da dor, uma obstrução intestinal não tratada pode evoluir para quadros graves. Em casos extremos de obstrução, pode ocorrer algo chamado de estrangulamento intestinal, que é quando há um corte no suprimento sanguíneo do intestino. Devido a esse problema, em poucas horas, o tecido intestinal pode entrar em necrose, se romper e desencadear uma infecção grave no abdômen.
Quando isso acontece, o paciente pode evoluir rapidamente para um quadro de choque séptico e óbito, caso não receba atendimento médico de urgência.