A menopausa é um processo natural e inevitável que deve ser encarado com cuidado.
Cadu Guarieiro | 3 de Agosto de 2023 às 11:46
A vida das mulheres é marcada por diversos momentos, como a menarca, nome dado à primeira menstruação, e a menopausa, nome dado ao último fluxo menstrual. Além de definir o fim do estoque de óvulos da mulher, a menopausa também é caracterizada por mudanças no corpo feminino, e é sobre essas alterações que iremos falar.
Leia também: Como escolher o melhor vibrador para você: 8 dicas incríveis.
A menopausa é um processo natural do envelhecimento, que acontece nas mulheres entre 45 e 55 anos. Causada pela redução na produção do estrogênio, hormônio fundamental para o ciclo reprodutivo, esse processo também significa o fim das menstruações.
Talvez o sintoma mais relatado por mulheres na menopausa sejam as ondas de calor, mas afinal, o que são elas? Além do ciclo reprodutivo, o estrogênio está diretamente relacionado à percepção do controle da temperatura corporal pelo cérebro. A falta desse hormônio acaba deixando nosso "termômetro" instável, fazedo o organismo achar que está em procesos de aquecimento. Esse sintoma dura aproximadamente de 30 a 60 segundo e, em seguida, se dissipa.
Não é apenas a saúde física feminina que fica afetada devido à menopausa, a mental acaba também sofrendo alterações. Mulheres durante esse processo tendem a ficar ansiosas, deprimidas ou irritadas, sintomas causados também devido a alterações hormonais.
Por conta da ausência hormonal, a gordura, que antes era acumulada nas coxas e quadris, passa a ser direcionada para o abodmen. Para evitar um acumulo excessivo na região, é necessário se atentar à alimentação e à prática de atividades físicas.
Pelo déficit na produção de estrogênio e progesterona, a produção de fibras de elastina e colágeno também acabam afetadas, gerando um aumento na flacidez, perda de elasticidade e tônus, tornando a pele mais fina, frágil e ressecada. Produtos hidratantes e o acampanhamento dermatológico são essenciais a partir desse momento.
Seja por fatores psicológicos ou hormonais, o libido é significamente reduzido com a menopausa. Os principais fatores relacionados a esse tipo de sintoma são a redução de estrôgenio, progesterona e testosterona ou a secura vaginal que ocorre devido à diminuição de estrogênio, fazendo da relação sexual desconfortável ao invés de prazerosa.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
8 riscos à saúde surpreendentes na pós-menopausa
Andropausa: 8 dicas para aliviar a “menopausa masculina”
Menopausa: dieta vegana reduz ondas de calor, aponta estudo
Hiperidrose: saiba como controlar o suor excessivo
Aprenda os exercícios de Kegel e dê adeus à incontinência urinária
Como a alimentação pode aliviar os sintomas da menopausa