Condição transmitida por carrapatos apresenta boas chances de cura quando tratada nos estágios iniciais.
O cantor Justin Timberlake revelou através de seu perfil no Instagram que foi diagnosticado com a doença de Lyme. A notícia foi compartilhada nesta quinta-feira (31), e o artista detalhou que a descoberta da condição de saúde veio durante a turnê JTLIVE25.
O dono dos hits 'SexyBack' e 'CAN'T STOP THE FEELING!' descreveu sentir fadiga e mal-estar enquanto se apresentava, e a revelação acendeu um alerta sobre essa infecção bacteriana que pode ser grave.
Entenda o caso de Justin Timberlake
Na publicação, Justin Timberlake escreveu que precisou decidir se cancelaria a turnê ou seguiria em frente com os shows. Porém, a alegria de se apresentar o motivou a continuar com as apresentações.
"Entre outras coisas, tenho enfrentado alguns problemas de saúde e fui diagnosticado com a doença de Lyme — o que não digo para que sintam pena de mim, mas para lançar luz sobre o que tenho enfrentado nos bastidores. Se você já teve essa doença ou conhece alguém que teve, então sabe: viver com isso pode ser implacavelmente debilitante, tanto mental quanto fisicamente", relatou Timberlake.
Entenda o que é e quais são os sintomas da doença de Lyme
Segundo o Portal Dráuzio Varella, a doença de Lyme é uma condição que acontece quando a picada de um carrapato da espécie Ixodes transmite a bactéria Borrelia burgdorferi. Assim, o agente infeccioso entra na corrente sanguínea do paciente e se espalha por todo o corpo.
A partir desse momento, os sintomas da doença de Lyme se manifestam em diferentes etapas.
- Primeira etapa: Normalmente, o primeiro estágio consiste em um sintoma localizado na região da picada. De acordo com o G1, uma grande mancha vermelha e saliente costuma surgir no local da mordida. Apesar de não doer nem coçar, ela pode ser quente ao toque.
- Segunda etapa: A segunda fase representa a propagação da bactéria pelo organismo, ocasionando cansaço, febre e calafrios, rigidez do pescoço, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e de garganta, manchas vermelhas em outras partes do corpo, linfonodos (glândulas localizadas principalmente no pescoço, virilha e axilas) aumentados, náuseas e vômitos. Algumas pessoas podem desenvolver problemas no sistema nervoso ou cardíaco, e essa etapa tende a durar semanas.
- Terceira etapa: O terceiro estágio acontece quando a infecção não recebe o tratamento adequado, de forma a transformar os sintomas em condições recorrentes. Assim, complicações neurológicas e reumatológicas sérias tornam-se uma possibilidade. Alguns exemplos são o mau funcionamento cognitivo, problemas cardíacos e paralisia dos nervos da face.
Felizmente, a doença de Lyme tem cura e possui um bom prognóstico quando cuidada nos estágios iniciais. Nesses casos, o médico pode prescrever antibióticos, que vão combater a bactéria e aliviar os sintomas.
Vale lembrar que essa matéria tem fins informativos, e não substitui atendimento médico.