Pesquisa revelou que escolher a posição correta ajuda a esvaziar a bexiga e a evitar doenças.
Há muito tempo ocorre um debate se homens deveriam urinar em pé ou sentado, para evitar respingos. Mas o que pouca gente sabe é que a forma como nos posicionamos durante esse ato pode influenciar também a nossa saúde e bem-estar.
Enquanto alguns homens preferem urinar em pé devido à conveniência, outros optam por urinar sentados devido a questões de higiene e saúde. Mas afinal, qual é a posição mais saudável para o homem? Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda, realizaram uma revisão de diversos artigos médicos para chegar à resposta.
De acordo com o estudo, além de uma questão de higiene, fazer xixi sentado pode ser mais saudável para o homem. Após analisar os dados, os pesquisadores chegaram a conclusnao de que urinar sentado acelera o total esvaziamento da bexiga, podendo até mesmo previnir doenças.
Leia também: Dengue: município do RS registra quase um quinto das mortes pela doença do país.
Ainda que o assunto seja um tabu no Brasil, em países como a Alemanha, fazer xixi sentado é uma regra de etiqueta. Além de razões higiênicas, sentar para urinar torna a micção mais fácil, tendo em vista o completo relaxamento dos músculos pélvicos e da coluna.
Segundo a pesquisa, pessoas que sofrem de Sintomas do Trato Urinário Inferior (LUTS), como a diminuição do fluxo urinário, micção frequente e sensação do não esvaziamento completo da bexiga, são as mais beneficiadas ao fazer xixi sentadas, tendo em vista a melhora notada no trato urinário dos pacientes após a troca de posição.
Leia também: Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento
A prática também é uma das maneiras de reduzir os riscos de aparição de uma doença bastante comum em homens com idade mais avançada: a hiperplasia protástica benigna (BPH), um crescimento da glândula protástica, que chega a afetar aproximadamente 90% das pessoas do gênero após os 80 anos, afirma a Fiocruz.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!