Junto com as frentes frias vêm as doenças respiratórias e virais. Aprenda a identificar o que é gripe, resfriado ou alergia
Cadu Guarieiro | 12 de Maio de 2023 às 14:18
O inverno está chegando! Uma estação que demanda um estado maior de atenção, tendo em vista as doenças respiratórias e virais que costumam acompanhar o frio. Sendo as principais as alergias respiratórias, a gripes e os resfriados.
Leia também: 6 dicas para se livrar de gripe, resfriado e alergias.
Por conta de alguns sintomas apresentados serem os mesmos, muita gente tende a confundir essas doenças. Porém, elas possuem tipos de infecção e graus de gravidade diferentes.
A gripe é uma infecção do sistema respiratório causado pelo vírus influenza, que existe em quatro tipos, sendo o mais conhecido deles o influenza A. A doença é considerada um problema de saúde pública, por conta de sua sazonalidade e fatalidade, caso contraída por pessoas que pertençam a grupos de risco, como os idosos. Os principais sintomas apresentados pela gripe são:
Os resfriados são as famosas "viroses", porque assim como a gripe, são causados por vírus, na maioria das vezes o rinovírus. No entanto, sua infecção, diferente da influenza é bem menos grave! O quadro de piora da pessoa resfriada é gradual, diferente da gripe que tende à debilitar de um dia para o outro. Essas são os sintomas apresentados pelas pessoas que contraíram um resfriado:
As alergias são respostas exageradas do organismo, na maioria das vezes de pessoas hipersensíveis, frente à agentes alérgenos, como ácaros, pelo de animais ou poeira. Entre os tipos de alergia respiratórias mais comuns estão as rinites e sinusites. Os sinais presentes nas alergias respiratórias são:
Sofrendo constantemente com esse problema? Aprenda aqui como previnir alergias respiratórias com dicas fáceis e infalíveis!
Existem duas principais características que auxiliam na hora de diferenciar a gripe, o resfriado e a alergia. A primeira é a presença da febre entre os sintomas. Enquanto na gripe, ela é um sintoma recorrente, no resfriado ela é rara de acontecer, e nas alergias ela não se manifesta.
A segunda é identificar há quantos dias o paciente está sofrendo com os sintomas. O tempo de duração da gripe, com o tratamento médico adequado, é de no máximo 10 dias e os resfriados não passam de uma semana, já as alergias aparecem sempre que a pessoa está em contato com o que causa a irritação.
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
E aí, curtiu esse conteúdo? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Vacina da gripe provoca gripe? Médicos respondem essa e outras dúvidas sobre saúde que você sempre teve
Você sabe o que é parosmia? Entenda esse sintoma comum em quem teve Covid-19
Por quanto tempo é normal ter tosse depois de ficar doente?
Como prevenir alergias respiratórias: dicas fáceis e infalíveis
Por que não se deve segurar um espirro?