A trombose cerebral é um problema que afeta principalmente mulheres grávidas ou que tomam anticoncepcional oral.
Carol Peres | 30 de Dezembro de 2024 às 13:14
A atriz Gal Gadot usou o seu perfil no Instagram no último domingo (29) para falar sobre um desafio que enfrentou no seu oitavo mês de gestação. Em fevereiro deste ano, a intérprete da Mulher Maravilha foi diagnosticada com um coágulo cerebral após fortes dores de cabeça que permaneceram por semanas.
Ela aproveitou também para alertar sobre a incidência do problema em mulheres grávidas acima dos 30 anos e a importância do diagnóstico precoce para garantir a efeciência do tratamento.
Você também pode se interessar:
Segundo a publicação, Gal Gadot teria passado semanas com uma dor de cabeça intensa que a deixava na cama, até que realizou uma ressonância que indicou o problema.
"Corremos para o hospital e, em poucas horas, passei por uma cirurgia de emergência. Minha filha, Ori, nasceu naquele momento de incerteza e medo", ela escreveu e agradeceu aos médicos pelos cuidados.
"A jornada me ensinou tanto. Primeiro, é vital ouvir nossos corpos e confiar no que eles nos dizem. Dor, desconforto ou até mesmo mudanças sutis frequentemente carregam significados mais profundos, e estar sintonizado com o seu corpo pode salvar vidas."
Atualmente, Gal Gadot está bem e sente-se grata pela recuperação.
A trombose cerebral acontece quando há a formação de um coágulo de sangue no cérebro e que entome uma das artérias, trata-se de um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Tal problema é mais comum em mulheres grávidas ou que tomam anticoncepcional oral, no entanto, é provocado também por pressão arterial alta, diabetes, excesso de peso, colesterol elevado, problemas cardíacos, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, uso de drogas e desidratação. As informações são do site Tua Saúde.
Além da dor de cabeça intensa relatada por Gal Gadot, formigamento ou paralisia em um lado do corpo, boca torta e dificuldade para falar, tontura, perda de equilíbrio, e alterações na visão também são indicativos do coágulo cerebral. Contudo, os sintomas da trombose cerebral podem ser inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico e evidencia a necessidade de buscar atendimento caso observe qualquer um desses sinais.
O tratamento é feito com a prescrição de remédios que dissolvam o coágulo ou através de cirurgia para remoção do aglomerado de sangue.
O jejum intermitente pode estar sabotando sua dieta: descubra como!
Coqueluche: o que é, sintomas e como se proteger
Você sente cansaço e indisposição? Pode ser sua tireoide trabalhando de forma irregular