Fevereiro roxo e laranja é uma campanha que tem o objetivo de conscientizar sobre lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia.
Walter Farias | 6 de Fevereiro de 2023 às 15:45
Durante todo este mês, será possível que você note alguma chamada referente a campanha Fevereiro Roxo e Laranja. As duas cores são utilizadas em diversos meios de comunicação com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre algumas doenças.
Com o intuito de combater quatro doenças graves, as ações dessa campanha possuem o objetivo de promover a conscientização da população sobre doenças que causam grandes transtornos em lares brasileiros.
Leia também: 5 dores que não se deve ignorar
Sendo assim, a cor roxa contempla a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Alzheimer. Enquanto a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar sobre a Leucemia.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil, acredita-se que cerca de 65.000 pessoas estejam com a doença, sendo a maioria mulheres. Mas do que se trata?
O lúpus eritematoso sistêmico (LES), é uma doença inflamatória autoimune, isto é, que faz o sistema imunológico do organismo atacar seus próprios tecidos. Além disso, ela pode surgir de modo lento ou agressivo, podendo causar diversas complicações na saúde do paciente.
Para saber mais sobre o que é e como tratar o lúpus, confira nossa matéria sobre o Dia Mundial do Lúpus.
Trata-se de uma síndrome crônica que ataca especificamente as articulações. A doença costuma aparecer depois de eventos graves como um trauma físico. Porém, ainda não se tem exatidão sobre a razão pela qual as pessoas desenvolvem ela.
Leia também: Reflexologia: Conheça a terapia alternativa que ajuda no bem-estar
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome afeta cerca de 3% da população brasileira. Além disso, vale destacar que entre 10 paciente, sete são do sexo feminino. Entenda um pouco mais sobre o que é fibromialgia.
É celebrado o Dia Mundial do Alzheimer, em 21 de setembro. Todavia, em fevereiro, a campanha Fevereiro Roxo e Laranja também faz um trabalho de conscientização sobre a doença. E embora muita gente queira saber como se proteger do Alzheimer, poucas possuem ideia do que verdadeira se trata. E o que é o Alzheimer?
Alzheimer é uma doença neurodegenerativa. A sua cura ainda não foi encontrada, embora já existam muitos estudos para detectar seus sintomas de forma cada vez mais precoce. Portanto, além de degenerativa, ela é uma doença progressiva.
Leia também: Hábitos saudáveis reduzem em até 38% as chances de declínio cognitivo
Deste modo, também pode-se afirmar que o Alzheimer não para de progredir e agravar o quadro do paciente. Além disso, vale dizer que, na maioria dos casos as pessoas diagnosticadas já passaram dos 65 anos de idade.
A Leucemia é um câncer maligno que afeta as células brancas do sangue, também conhecidas como leucócitos. Essas células são consideradas as grandes defensoras do nosso organismo, portanto, com o avanço da doença, o corpo acaba perdendo a capacidade de combater infecções.
Todos os tipos da doença afetam a medula óssea. Assim, acaba sendo o local onde se observa os primeiros sinais da doença. Além disso, a Leucemia também prejudica a geração de glóbulos vermelhos e plaquetas, fazendo com que aconteçam novas inflamações, anemia e até mesmo hemorragia.
Leia também: 8 dicas para você cuidar melhor da sua saúde
Como toda doença, quanto mais cedo se chegar no diagnóstico, maiores são as chances de se acertar no tratamento. Consequentemente, aumenta a expectativa de resultado bem sucedido. Por isso, é preciso saber alguns sinais de leucemia para você ficar de olho no diagnóstico precoce.
Agora que você já está pode dentro da importância dessa campanha, que tal deixar de procrastinar aquela ida ao consultório médico e fazer um check-up para ter certeza que está tudo certinho? E se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir nossas páginas no Facebok, Instagram e Twitter.
Saiba quanto tempo de atividade física você precisa segundo a sua idade
Saiba o que é tungíase, doença que tem afetado yanomamis e pode levar a amputações
6 dicas que você precisa conferir antes de ir ao médico
Fevereiro laranja: como anda o combate à leucemia infantil
Fevereiro Roxo: saiba tudo sobre a Fibromialgia
Ingrid Guimarães fala sobre autoestima e cuidados com a saúde