Entenda o que é a famosa 'farinha da felicidade', receita que viralizou nas redes e promete emagrecimento rápido, mas que preocupa especialistas.
Está em busca de perder peso de forma rápida? Nas redes sociais e nas ferramentas de busca, a ‘farinha da felicidade’ ganhou popularidade de forma rápida por supostamente ser capaz de proporcionar um emagrecimento veloz. Essa receita é uma mistura de ingredientes naturais que promete acelerar o metabolismo, reduzir medidas e cuidar da saúde em apenas uma colherada. Mas será que isso tudo procede? Vamos te responder com base na opinião de especialistas.
O que é a farinha da felicidade
Essa receita cujo nome popular é “farinha da felicidade” não tem uma fórmula única e o que circula online é que ela reúne até cinco ingredientes diferentes, como aveia, fibras de maçã, gergelim, psyllium, maca peruana ou ora-pro-nóbis. Dependendo dos ingredientes usados, os supostos benefícios proporcionados por essa mistura mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: ajudar a emagrecer, melhorar o trânsito intestinal, metabolizar melhor nutrientes e até “equilibrar hormônios”.
O que a ciência realmente confirma e o que ainda é mito
É um fato que os ingredientes contidos na ‘farinha da felicidade’ podem sim proporcionar benefícios para a saúde! Por exemplo, as fibras, contidas em abundância no psyllium, aumentam a saciedade, ajudam na regulação do intestino e podem contribuir para o controle glicêmico.
Apesar dos benefícios isolados dos ingredientes contidos nessa mistura que viralizou nas redes, não há comprovação científica de que a ‘farinha da felicidade’ realmente possa realizar tudo o que lhe é atribuído, inclusive o emagrecimento rápido. Não existem estudos que comprovem as promessas feitas pelos vídeos das redes sociais, nem sobre perda de peso, nem sobre aceleração de metabolismo, bem-estar emocional ou regulação hormonal.
“Muitas pessoas não têm senso crítico para perceber que isso é uma bobagem. Essa é mais uma grande novidade vazia que diz produzir felicidade, bem-estar e saúde. Mas não tem nada de consistente nisso. Isso é alquimia - quando você mistura um monte de ingredientes e depois diz entregar um produto mágico. Isso remete a períodos pré-científicos, do ponto de vista da ciência contemporânea”, declarou Bruno Gualano, professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP, em entrevista ao G1.
O especialista ainda alerta que a forma mais fácil e eficaz de lograr o equilíbrio físico e psicológico é através da adoção de uma rotina alimentar equilibrada, que vai beneficiar corpo e mente. O mesmo vale para a perda de peso! Não há fórmulas mágicas, se você realmente quer emagrecer, se valha do acompanhamento de uma equipe médica e una boa alimentação com a realização de atividades físicas para perder peso.