Confira algumas das melhores alternativas de exercícios para fazer em casa e garantir uma boa circulação da perna.
Thyago Soares | 4 de Agosto de 2025 às 15:00
Você sabia que ficar muitas horas sentado, em pé ou com pouca movimentação pode prejudicar a circulação sanguínea nas pernas? Isso pode ocasionar em uma sensação de peso, formigamentos, inchaços e, com o tempo, até o risco de varizes ou trombose. Porém, todos esses males e incômodos podem ser facilmente evitados ao adotar a prática de alguns exercícios simples, porém eficazes, que você pode fazer sem precisar sair de casa.
Listamos 4 movimentos práticos que você pode fazer no sofá, no tapete da sala ou até no escritório. O importante é incluir no seu dia a dia e garantir que você vai driblar os problemas de circulação.
A elevação de pernas costuma ser eficaz pois se vale da própria gravidade para auxiliar o sangue a retornar ao coração, aliviando o inchaço e o peso nas pernas. Esse é um excelente exercício para quem passa muito tempo em pé ou sentado.
Para realizar esse exercício, se deite no chão ou sobre uma superfície confortável e eleve as pernas, apoiando-as em uma parede ou almofada, formando um ângulo de 90°. Fique nessa posição por 10 a 15 minutos.
O movimento realizado durante a flexão e extensão de tornozelo estimula o bombeamento venoso e ativa a musculatura da panturrilha.
Para uma boa execução, sentado ou deitado, estique as pernas e movimente os pés para cima (flexionando) e depois para baixo (estendendo), como se estivesse “acelerando” e “freando” um carro. Repita o movimento 15 a 20 vezes em cada perna.
Esse movimento ativa a musculatura das pernas, melhora o retorno venoso e ajuda a “acordar” a circulação. Ideal para pausas durante o home office.
A fim de realizar o exercício apropriadamente, fique de pé e simule uma caminhada elevando bem os joelhos, como em uma marcha. Faça por 1 a 2 minutos, em ritmo confortável. Se necessário, segure em uma cadeira para equilíbrio.
Realize esse exercício para melhorar a sua mobilidade articular e estimular o fluxo sanguíneo na região dos pés e tornozelos, onde a circulação costuma ser mais lenta.
Para a execução, se sente com as pernas esticadas ou apoiadas. Faça movimentos circulares com os pés, girando os tornozelos no sentido horário e depois anti-horário, por 30 segundos cada.
Justin Timberlake revela diagnóstico de doença de Lyme; saiba os sintomas
Seu cérebro está exausto? Veja os sinais que você pode estar ignorando
Antidepressivo engorda? Especialista esclarece dúvida comum sobre efeito colateral do medicamento
Rafael Zulu vai parar no hospital após tomar energético; médico explica o risco da bebida