O sedentarismo pode ser muito prejudicial para a saúde, comece a aplicar pequenas mudanças no dia a dia para se sentir melhor.
Luana Viard | 14 de Novembro de 2023 às 13:00
O sedentarismo pode causar diversos malefícios para a saúde. Um estudo conduzido pelo Dr. Per Ladenvall, do Departamento de Biologia Molecular e Medicina Clínica, Sahlgrenska Academy da Universidade de Gotemburgo, na Suécia aponta que o estilo de vida sedentário é associado ao risco aumentado de diabetes, de doença cardiovascular e de morte.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 150 minutos por semana. Uma vida sem nenhum tipo de exercício físico pode gerar desenvolvimento de obesidade, aumento do risco de quedas em idosos, depressão, ansiedade, alterações no humor e dislipidemia (níveis elevados de lipídios no sangue).
Selecionamos 3 tipos de exercícios físicos fáceis para você se livrar do sedentarismo e manter uma rotina mais saudável. Lembre de consultar preparadores físicos e médicos da sua confiança para maiores informações.
Uma das maneiras mais simples de incorporar o exercício na sua vida é através de caminhadas rápidas. Inicie a caminhada em um ritmo confortável e aumente gradualmente a velocidade, respeitando os seus limites. O simples ato de caminhar pode melhorar a circulação, fortalecer os músculos das pernas e contribuir para a saúde cardiovascular. Tente se dedicar pelo menos 30 minutos por dia para uma caminhada rápida.
Inclusive, um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, APONTA que caminhar durante aproximadamente 40 minutos por dia é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Aposte nesse tipo de exercício e mude o seu estilo de vida gradualmente.
O alongamento regular é uma maneira eficaz de melhorar a flexibilidade e aliviar a tensão muscular. Use allguns minutos da sua manhã ou noite para realizar uma sequência de alongamentos simples. Inclua movimentos para os braços, pernas, pescoço e costas. O alongamento não apenas ajuda a evitar lesões, mas também melhora a postura e a sensação geral de bem-estar.
Além disso, o alongamento melhora a circulação sanguínea, previne problemas articulares nos braços, pernas e coluna e melhora a coordenação motora. Você pode praticar o alongamento na sua casa ou em um ambiente ao ar livre para se sentir ainda melhor.
Os agachamentos são potentes e atingem diversos grupos musculares, incluindo quadríceps, glúteos e músculos centrais. Inicie a rotina com agachamentos simples, mantendo os pés na largura dos ombros, dobrando os joelhos e descendo como se estivesse se sentando em uma cadeira. Certifique-se de manter as costas retas e o peso nos calcanhares para evitar lesões. Realize três séries de 10 a 15 repetições, respeitando seus limites.
O Doutor Drauzio Varella publicou um vídeo no youtube comentando sobre os perigos do sedentarismo. Assista abaixo e comece a mudar a sua rotina de exercícios de forma gradual.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.